Notícias Notícias em destaque



7º Congresso dos Ferroviários e Metroviários da Bahia e Sergipe discutiu futuro dos trabalhadores, diante do novo Governo Lula

Foi nesse quadro de vitória de Lula nas urnas, trazendo uma perspectiva de tempos melhores – apesar das heranças tenebrosas deixadas pelos governos Temer e Bolsonaro – que o SINDIFERRO realizou o 7º Congresso Interestadual dos Ferroviários dos Estados da Bahia e Sergipe, que teve como norte discutir e estudar estratégias que venham dar condições dignas ao trabalhador brasileiro, em especial o metroferroviário.

O encontro, realizado no CTL – Centro de Treinamento de Líderes, reuniu, por dia, cerca de 200 pessoas, entre delegados (as), conferencistas, convidados (as) e profissionais da imprensa, e teve como tema central “Pela Reestatização das Ferrovias e Contra as Privatizações”.
Vale salientar a alta quantidade de mulher no evento, participando ativamente das decisões e dos debates.
O evento também reelegeu, por unanimidade, Paulino Moura, como Coordenador Geral do SINDIFERRO para um mandato de 3 anos.

19/12 Abertura do Congresso

No 1º dia do evento, o Presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Marinaldo José Pereira, chamou à mesa Jerônimo Netto, Coordenador Geral da FITF/CNTT/CUT, Valmir de Lemos, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Zona Central do Brasil, José Pereira Brito, Secretário da Comissão Organizadora e Paulino Moura, Coordenador Geral do SINDIFERRO, que fez uso da palavra para explicar a razão do Congresso ter sido em homenagem póstuma aos ex-diretores Helenita Rosa e Irineu Pereira, além de outros companheiros que fizeram parte da instituição, como (José Alquino, Renato Mercês, Dário Santana, Benedito Florentino, entre outros), além das 3 mulheres: Professora Edenice Santana, organizadora da Marcha da Consciência Negra e militante da 4ª Internacional e as também Professoras da Universidade Federal da Bahia, Marize Carvalho e Celi Taffarel, que discorreram acerca da eleição presidencial e o papel importante dos sindicatos diante deste novo governo que se avizinha.

20/12 Curso de Formação Sindical

A conferencista Celi Taffarel iniciou sua apresentação indicando o documentário “trens do subúrbio, trilhos de resistência”, que se encontra no youtube, para reflexão, fez um resumo dos problemas encontrados nos trilhos da Bahia além de homenagear revolucionários que marcaram época nas américas, como: Zumbi, Carlos Marighela, Che Guevara, Dandara, Maria Felipa, entre outros.
Fez análise das conjunturas nacional e internacional, falando sobre as reformas trabalhista e previdenciária além das possíveis revogações destas.
Ela ainda exaltou a sensacional vitória de Lula, mesmo tendo a imprensa burguesa, militares e grande maioria de igrejas pentecostais e neopentecostais jogando fortemente contra ao maior estadista brasileiro, eleito pela 3ª vez presidente da república.

Em seguida, a professora comandou um estudo didático e dividiu 3 equipes com base na “teoria da atividade de Estudo” (DAVIDOV; LOMPSCHER; MÁRKOVA), com os seguintes temas: (1) As leis gerais do capital e análise de conjuntura; (2) O Estado, a Democracia e a luta de classes por direitos e conquistas e a função social dos sindicatos; (3) O diagnóstico na transição, o Revogaço e Planos para a recomposição e transformação do Brasil. Ao final, 3 representantes de cada grupo falaram sobres os referidos conteúdos.

21/12 – Prestação de Contas

Em cumprimento a determinação estatutária, que prevê a apresentação e deliberação da prestação de contas dos 3 anos de mandato, o diretor administrativo e financeiro do SINDIFERRO, Manoel Cunha e a contadora da entidade, Lilian Almeida fizeram uma explanação acerca do assunto, de forma detalhada, para que todos os presentes pudessem entender como funciona o processo de comprovação dos recursos do sindicato.
Prosseguindo, Antonio Eduardo e João Matos, membros do conselho fiscal, leram o parecer e indicaram aprovação das contas, até o dia 20 de dezembro de 2022. A Prestação de Contas, exercício 2022, foi colocada em votação e aprovada por unanimidade.
Também foram apreciadas e aprovadas a Proposta de Orçamento para o ano de 2023, bem como o plano de Ação e Lutas do SINDIFERRO para o próximo mandato.

Eleição para o triênio 2022/2025

De forma unanime, a chapa “Consolidar a Luta e a Resistência” encabeçada por Paulino Moura, foi eleita, pelas delegadas e delegados do 7º Congresso Interestadual dos Ferroviários e Metroviários dos Estados da Bahia e Sergipe. Funcionário da empresa FCA/VLI, o Coordenador Geral do SINDIFERRO foi reeleito para os próximos 3 anos.

Paulino agradeceu a confiança de todos mais uma vez e reforçou o seu compromisso com a categoria: “Esperamos cumprir com dignidade e honra essa missão. Estamos preparados para a luta que temos que fazer, que é preservar e melhorar as nossas conquistas e ajudar Lula a ter governabilidade”.



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3312-1263 - Tel: (71) 98145-8431
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2024. Todos os direitos reservados.