Vereadores de Salvador que acompanham nos bastidores o processo de entendimento entre a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado no esforço de enfim fazer o metrô funcionar atestam que o processo está perto do fim. De acordo com matéria da Tribuna da Bahia, os parlamentares ressaltam que os impasses postos estão sendo aos poucos decididos e que a prioridade entre as duas esferas de poder tem que ser o bem-estar da população.
Há pendengas judiciais envolvidas, como uma ação do Ministério Público contra o consórcio Metrosal, mas que nem isso deverá azeitar a busca por um acordo definitivo. Há reuniões em curso e parte do processo tem sido conduzido entre o secretário municipal de urbanismo e Transportes, José Carlos Aleluia, e o estadual da Casa Civil, Rui Costa. Especificamente, os dois equalizam questões relativas às estações da Lapa e Pirajá, que o governo deseja tomar para si a operação, atualmente nas mãos a prefeitura.
Aleluia também confirma que o acordo está próximo e que ele mesmo tem se reunido com o prefeito e com lideranças do Governo do Estado para acertar as últimas questões da transferência da obra. A construção da obra já se arrasta por 13 anos e está no terceiro prefeito. Teve início na gestão de Antônio Imbassahy (PSDB) e atravessou todos os anos e João Henrique (PP), alcançando enfim ACM Neto (DEM).
Fonte: Bocaonews