1° de setembro de 1996. Data em que a Ferrovia Centro-Atlântica, após ganhar a concessão de 30 anos, passou a operar os serviços públicos de transporte ferroviário de cargas em alguns estados do Brasil, inclusive na Bahia e Sergipe. A FCA substituiu a Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). De lá para cá, já são 19 anos e nada do que comemorar. Para o trabalhador, pilar de qualquer empresa chovem ingredientes negativos, sobretudo após o advento da Resolução nº 4.131, de 3 de julho de 2013, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que autoriza a Concessionária FCA a proceder à desativação e devolução dos trechos ferroviários da Bahia e Sergipe.
O descaso da empresa com a Via Permanente, por exemplo, é notório. Faltam investimentos em manutenção, onde se necessita, de forma urgente, a substituição dos trilhos e dormentes podres, ultrapassados há anos. Não é à toa que, apenas neste ano na Bahia, aconteceram 3 descarrilamento de trens com vagões à trabalho da FCA/VLI.
Essa medida intempestiva também deve provocar uma demissão de cerca de 1000 trabalhadores na Bahia e Sergipe. Apenas neste último mês, cerca de 40 pessoas já perderam seus empregos.
Em reuniões com a empresa, o SINDIFERRO vem cobrando e alertando incessantemente sobre as devidas intervenções a serem tomadas, mas sem êxito.