Notícias



ANTT aprova início de audiência pública para mudar norma de metas ferroviárias

A diretoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou, em sua reunião na quinta-feira (9), abertura de consulta pública para modificar as regras de pactuação de metas de produção ferroviária por trecho. A minuta da proposta de nova resolução deve ser colocada em consulta pública nesta semana.

O sistema de meta por trecho foi instituído na agência pela Resolução 3.696 de 2011. Até então, as metas de produção do contrato das concessões ferroviárias eram medidas por toda a concessão o que, na visão dos diretores da época, incentivava as empresas a deixar trechos ferroviários sem utilização.

Desde então, as concessionárias têm que apresentar uma meta de produção pelos próximos cinco anos, que podem ser ajustadas de acordo com o mercado nos anos seguintes. Caso não cumpram essas metas, as empresas podem até perder a concessão.

Neste ano, a ANTT já negou a várias concessões mudanças de meta que estavam pactuadas. Na reunião da quinta, foi a vez da Ferrovia Norte-Sul SA, que opera o trecho entre Tocantins e Maranhão, ter seu pedido de alteração negado.

 

Fonte: Agência INFRA

 



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Fax: (71) 3314-7683
Diretoria de Comunicação: Antônio Eduardo Nascimento Oliveira | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2017. Todos os direitos reservados.