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Após sucessivas denúncias do SINDIFERRO sobre o péssimo estado das ferrovias da Bahia, FCA/VLI apresenta investimentos

Durante a reunião que ocorreu em Alagoinhas –BA, onde SINDIFERRO e FCA discutiram diversos itens de interesse da categoria, um chamou bastante atenção: a segurança dos trabalhadores.

Nos últimos anos, o SINDIFERRO – Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários e Metroviários da Bahia e Sergipe tem denunciado, de forma incessante, à empresa FCA/VLI/VALE e órgãos federais, acerca das péssimas condições em que se encontra a ferrovia nos estados da Bahia e Sergipe (há mais de 10 anos que a ferrovia sergipana deixou de operar).

Durante esse tempo, inúmeros acidentes aconteceram nos trechos operados pela FCA/VLI/VALE, na Bahia, inclusive com vítima fatal.

O maquinista George Fágner, de 28 anos anos, morreu depois que a locomotiva que conduzia descarrilou, tombou e explodiu, no trecho entre os municípios de Licínio de Almeida e Urandi, na Bahia.

Diante de tantos questionamentos, a FCA/VLI/VALE resolveu apresentar alguns números em investimento na malha ferroviária baiana, sobretudo na segurança.

A FCA possui exatamente 512 funcionários, sendo 411 diretos e 101 indiretos. Os recursos aplicados na Bahia em 2016 foram de R$ 86 milhões, saltando para R$ 113 milhões em 2017.

Segundo documento interno entregue pela empresa ao SINDIFERRO, foram feitos investimentos nos últimos 2 anos na manutenção de via permanente:

– aplicação de dormentes com placa de apoio;

– Refuração de 14 mil placas de apoio TR37/TR32 em Santa Luz;

– Teste de dormentes modernos para alteração da matriz.

Resolução 4.131

– A resolução foi alterada pela ANTT e manteve a devolução, somente nos trechos economicamente inviáveis;

– Na situação atual somente o trecho Mapele-Paripe foi devolvido na Bahia;

– O processo indenizatório a ser pago com obras pela FCA está em curso com a ANTT.



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