O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou ontem (01/12) empréstimo de R$ 2 bilhões para o Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), ou Metrô de Salvador, atualmente em construção e com um trecho em operação assistida.
O Metrô de Salvador é uma Parceria Público-Privada (PPP) concedida pelo Governo do Estado da Bahia por meio de licitação, vencida pela CCR Metrô Bahia em outubro de 2013. O projeto é composto por duas linhas com extensão inicial de 33,4 km e possibilidade de expansão de 5 km para a Linha 1 e 3 km para a Linha 2.
O traçado da Linha 1 do Metrô está compreendido na região de Salvador, e apenas o traçado da Linha 2 será situado nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas. O sistema completo deve ter 23 estações e aproximadamente 41 km de extensão.
Atualmente, o sistema opera de forma assistida em um trecho de 9 km, entre Lapa-Bom Juá (Linha 1). A previsão do Governo do Estado da Bahia é que a operação comercial seja iniciada em dezembro deste ano. As obras da Linha 2 começaram em fevereiro de 2015 e têm previsão de conclusão em 2017. A CCR Metrô Bahia detém a concessão do sistema até 2043.
De acordo com o BNDES, a expectativa é que o Banco desembolse este ano cerca de R$ 9 bilhões para o financiamento de sistemas de transporte de massa. Até o momento foram desembolsados R$ 7,5 bilhões, com R$ 1,5 bilhão previsto ainda a cumprir. A maior parte dos investimentos é em BRTs e metrôs. Os números mostram um crescimento em comparação com os últimos anos. Em 2013, foram R$ 2,4 bilhões e, ano passado, R$ 6,5 bilhões.
O empréstimo liberado ontem pelo BNDES, de longo prazo, quita um empréstimo ponte de R$ 406 milhões feito em março pelo Banco para a CCR Metrô Bahia.
Fonte: Revista Ferroviária