Campanhas Salariais

CCR METRÔ BAHIA

ACT 2018/2019

– No intuito de celebrar o Acordo Coletivo de Trabalho, diretores do SINDIFERRO e representantes da CCR se reuniram, valendo pela 2ª Rodada de Negociações do ACT 2018/2019. Na oportunidade, algumas cláusulas foram negadas para o momento e outras discutidas. Segue ata.

– Valendo pelo ACT 2018/2019, SINDIFERRO e CMB fizeram a 1ª Rodada de Negociações, na manhã do dia 05 de março de 2018, no bairro da Pituba, em Salvador. Os diretores Paulino Moura, Manoel Cunha, Irineu Santos, Gilsemar Aymberê, Milton Ferreira e Wilson Pereira representaram o sindicato nessa jornada.

– Em cumprimento aos prazos estabelecidos pela legislação, no dia 27/12/2017 foi protocolada a Pauta de Reivindicações 2018/2019, aprovada em Assembleias Gerais Ordinárias, realizadas no período de 15 a 22/12/17. Segue anexo.

– Foram realizadas Assembleias Gerais Ordinárias para aprovação da Pauta de Reivindicações 2018/2019 que será protocolada no dia 29 de dezembro de 2017. A data-base da categoria 1º de março. Nesta Campanha Salarial, o SINDIFERRO representa todos os empregados da Companhia, a exceção os AS (Agentes de Segurança). Em 2018, o SINDIFERRO  espera materializar também a representação definitiva desses valorosos trabalhadores (as).

ACT 2016/2017

– A 1º mesa de negociação, valendo pelo ACT 2016/2017, entre a CCR Metrô Bahia e SINDIFERRO ocorreu no bairro da Pituba, em Salvador. A empresa esteve representada por 6 pessoas, enquanto 7  formaram o lado do trabalhador, que teve inclusive o reforço do Coordenador Geral da FITF/CNTTL/CUT, Jerônimo Miranda Netto.

Entre os assuntos mencionados, estava a Escala de Trabalho. A empresa fez uma contraproposta e o SINDIFERRO ficou de analisar até a próxima rodada.

O Sindicato ainda levantou a discussão do reconhecimento legítimo de representar todos os trabalhadores envolvidos na operação do metrô. De prontidão, a CCR Metrô Bahia afirmou que não tem qualquer restrição a eventual sindicalização dos seus funcionários, sobretudo, os Agentes de Segurança (AS) e Agente de Bilheteria (AB).

Ainda segundo a empresa, a associação é de livre escolha do empregado e que receberá as cartas de filiação sem qualquer tipo de problema.

Na oportunidade, o SINDIFERRO mencionou a indicação do colaborador Gilberto Dantas, como Delegado Sindical.

A 2º Rodada de Negociação será realizada no dia 28/03/16, em lugar a ser posteriormente informado. Segue ATA.

– No dia 18 de dezembro de 2015 tratamos dos assuntos: Escala de Trabalho 6X2, Sobreaviso, Prontidão, Interjornada, Horário de Almoço, Representação Sindical, Cartão de Ponto, entre outros. A empresa registrou as nossas observações para analisar junto às chefias imediatas e mediatas. Na oportunidade, protocolamos a Pauta de Reivindicações 2016/2017, encaminhada através da Carta nº 212/CG/SINDIFERRO/15, de 18/12/15, dirigida ao Presidente da CCR Metrô Bahia. Fizemos o protocolo com um prazo de 74 (setenta e quatro) dias antes da data-base, tempo para que a empresa examine com calma toda a pauta e apresente sua contraproposta inicial. Como é do conhecimento da categoria e Companhia, a Pauta de Reivindicações 2016/2017 foi subscrita também pela Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários da CUT (FITF/CNTT/CUT), que participará do processo negocial.

– Através da Mediação nº 001683.2014.05.000-3, no Ministério Público do Trabalho da 5ª Região, mediada pela Procuradora do Trabalho, Drª Maria Lúcia de Vieira, o SINDIFERRO é o legítimo representante dos trabalhadores que operaram o Metrô de Salvador. Nesta mediação ficou acordado que o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2105/2016 (período de 01 de março de 2015 a 29 de fevereiro de 2016) será feito ainda pela Federação Nacional dos Empregados nas Empresas Concessionárias do Ramo de Rodovias Públicas, Estradas em Geral e Pedágios (FENECREP).

A partir de 08 de março de 2015 passou a ter legitimidade para representar os empregados da empresa, e, o ACT 2016/2017 será negociado com o SINDIFERRO. A data base da categoria metroviária é 1º de março.

Já fizemos visitas os empregados e nos reunimos com a direção da empresa. Estamos em campanha de sindicalização de todos os trabalhadores (as).

Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2018. Todos os direitos reservados.