A cidade de Barreiras, no oeste do estado, será palco para o I Seminário da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – “FIOL – A Bahia quer, o Brasil precisa!”, que acontece nesta sexta-feira (26). O objetivo do encontro é sensibilizar personalidades da política e representantes de órgãos para retomada das obras, que seguem praticamente paradas.
A obra essencial para o escoamento de minérios e da produção agrícola do estado liga Figueirópolis, no Tocantins, ao Porto Sul, em Ilhéus, na Bahia, passando por 47 municípios, envolvendo indiretamente cerca de 150 cidades.
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) dinamizará o escoamento da produção da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros pólos do país, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.527 km de extensão e envolverá investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões até 2014.
Entre as autoridades esperadas estão a Presidenta da República, Dilma Rousseff; o governador da Bahia, Jaques Wagner; os ministros dos Transportes, dos Portos e das Cidades; e o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo.
Os diretores Paulino Moura, Manoel Cunha, Antonio Eduardo e Guilhermano Filho representarão o SINDIFERRO nesse grandioso evento.