Campanhas Salariais

FCA / VLI / VALE

ACT 2017/2018

* No dia 22 de março de 2018, Sindicatos e empresa se reuniram em Belo Horizonte-MG e assinaram o Acordo Coletivo, referente à PLR – Participação nos Lucros e Resultados. Seguem ATA ACT-PLR.

* Sindicatos e empresa se reuniram pela primeira vez em 2018, no dia 7 de fevereiro, em Belo Horizonte-MG.

O objetivo da reunião foi a apresentação dos resultados prévios da Participação nos Resultados do ano de 2017 e dar seguimento as discussões do Programa de PLR do ano de 2018. Segue ata.

* Na nova votação para a celebração do ACT 2017/2018, o resultado foi o seguinte: A favor – 279; contra – 36; branco – 1.

* O SINDIFERRO convoca os trabalhadores da FCA, nas cidades que integram a base territorial nos estados da Bahia e Sergipe para reapreciação e votação da proposta final da empresa, para celebração do ACT 2017/2018. Segue a programação das assembleias no Edital de Convocação.

*Após os trabalhadores de todos os sindicatos que compõem a Unidade Sindical votarem a favor da esdrúxula proposta, apenas os companheiros da Bahia e Sergipe foram contra. Assim, a proposta foi colocada novamente para votação pelo SINDIFERRO.

*Em votação apertada, os trabalhadores optaram por rejeitar a proposta final da FCA/VLI, que foi de reajuste  zero. 50,98% escolheram o não, enquanto 48,68% foram no sim. Os votos em branco somaram 0,32%.

Os votos foram colhidos no dia 18 de novembro, após uma maratona de assembleias, realizada pelos diretores do SINDIFERRO, nas bases da empresa pelos estados da Bahia e Sergipe.

*Representantes da empresa e dirigentes sindicais se reuniram no dia 10 de novembro de 2017 para mais uma Rodada de Negociações, em Belo Horizonte-MG. Os diretores Paulino Moura, Manoel Cunha e Cloves Gomes representaram o SINDIFERRO nessa jornada.

Na reunião, a FCA/VLI apresentou uma proposta final para os trabalhadores. Segue ata.

*Nos dias 26 e 27 de setembro de 2017, os diretores Paulino Moura, Manoel Cunha e Cloves Gomes estiveram em Belo Horizonte-MG, para mais uma Rodada de Negociações com a FCA/VLI. Na oportunidade, o SINDIFERRO e demais sindicatos que compõem a Unidade trataram com a empresa acerca de inúmeras cláusulas do Acordo Coletivo. Seguem ata dia 26 e ata dia 27.

Os diretores Paulino Moura e Cloves Gomes representaram o SINDIFERRO em reunião dos Sindicatos e FCA/VLI, para tratar das cláusulas “malditas” que fazem parte do ACT 2016/2017. O encontro aconteceu na última quarta (05/07/2017), em Belo Horizonte-MG.

A próxima reunião entre as partes terá como pauta principal a PLR – Participação dos Lucros e Resultados e já está agendada para acontecer no dia 11 de julho de 2017, também em Belo Horizonte-MG.  Os diretores Carlos Gomes e Cloves Gomes representarão o SINDIFERRO nessa jornada. Segue Ata.

ACT 2016/2017

– Em 13 de setembro de 2016, sindicatos e empresa se reuniram, pela 3ª Rodada de Negociações. Na ocasião, diversas cláusulas foram abordadas. Segue ata.

– Entidades sindicais e FCA/VLI se reuniram no dia 24 de agosto de 2016, em Belo Horizonte-MG, pela 2ª Rodada de Negociações do ACT 2016/2017. Na oportunidade, a parte do trabalhador rejeitou a contraproposta esdrúxula da empresa. A 3ª reunião está marcada para acontecer no dia 13 de agosto de 2016, na mesma BH. Segue ata.

–  Valendo pela 1ª Rodada de Negociações, empresa e Sindicatos se reuniram no dia 09 de agosto de 2016, em Belo Horizonte-MG.

Na oportunidade, foram abordados: a assegurada da data-base, a revogação parcial da Resolução 4.131/13, os desligamentos do quadro funcional, entre outros assuntos.

As próximas reuniões estão marcadas para acontecer nos dias 24/08 e 30/08, também em Belo Horizonte-MG.

Os diretores Manoel Cunha, Paulino Moura e Wilson Pereira representaram o SINDIFERRO nessa jornada.  Segue ATA

– Com foco nas tratativas da PLR 2016, sindicatos e empresa se reuniram em Belo Horizonte-MG, no dia 28 de junho de 2016.

Além do assunto principal, os sindicatos também aproveitaram para tratar de assuntos pertinente à segurança dos trabalhadores. Os diretores Manoel Cunha e Cloves Gomes representaram o SINDIFERRO nessa jornada.  Segue ata.

ACT 2014/2016

– No período de 23 a 27/11/15 foram realizadas Assembleias Gerais Extraordinárias nas bases sindicais de Brumado, Contendas do Sincorá, Iaçu, Senhor dom Bonfim, Santa Luz, Alagoinhas, Conceição da Feira e Simões Filho/BA, para apreciação e deliberação da proposta da Ferrovia Centro-Atlântica S/A (FCA), sobre a substituição do reajuste salarial de 9,88% – INPC acumulado no período de 01/09/2104 a 31/08/2015, conforme estabelece a cláusula 1. Reajuste Salarial, Parágrafo Segundo, e o Abono de R$ 1.400,00, objeto da Cláusula 63. Abono, item 63.3 do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2016, pelo pagamento da quantia total de R$ 4.000,00, sendo R$ 3.000,00 (três mil reais), a serem pagos a título de Abono Permanência e R$ 1.000,00 (mil reais), como crédito extra no Cartão de Alimentação, em até 10 (dez) dias úteis após assinatura do Aditivo do ACT 2014/2016.

A abertura das urnas de votação com apuração ocorreu no dia 27/11/15, às 15h00min, na sede “Diógenes Alves” do SINDIFERRO, em Salvador/BA, tendo aprovado a proposta por maioria absoluta dos votantes. O Aditivo do ACT 2014/2016 foi assinado no mesmo dia da apuração.

– No sentido de buscar uma solução para a alegação do não cumprimento do ACT 2014/2016, os sindicatos que compõem a FITF/CNTT/CUT se reuniram com a FCA/VLI, em 10 de setembro de 2015, em Belo Horizonte-MG. Irredutível, a empresa não esteve disposta a negociar com os trabalhadores. Segue ata.

– No dia 18/11/2014, na cidade de Alagoinhas/BA ocorreu à apuração das urnas dos sindicatos que fazem parte da Unidade Sindical, a saber: Bahia e Sergipe, Mogiana, Rio de Janeiro e Sorocabana. O resultado consta na Ata de Apuração.

No período de 10 a 12/11/14 foram realizadas Assembleias Gerais Extraordinárias, nas bases sindicais de Brumado, Contendas do Sincorá, Iaçu, Senhor do Bonfim, Santa Luz, Alagoinhas, Conceição da Feira e Simões Filho/BA, para apreciação e votação da contraproposta da FCA – Ferrovia Centro-Atlântica S/A, apresentada na 5ª e última Rodada de negociações, ocorrida em 22/10/14, em Belo Horizonte/MG. A abertura das urnas ocorrerá no dia 18 de novembro de 2014, às 14h00min, na cidade de Alagoinhas/BA.

A 5ª Rodada de Negociações, ocorreu no dia 22 de outubro e 2014, em Belo Horizonte/MG. Segue Ata.

A 4ª Rodada de Negociações, a exemplo das outras, também aconteceu em Belo Horizonte-MG, no dia 13 de outubro de 2014. Segue ata.

Valendo pela 3ª Rodada de Negociações do ACT 2014/2015, sindicatos e empresa se reuniram, no dia 30 de setembro de 2014, em Belo Horizonte. Segue ata.

Em mais uma rodada de Negociações, os sindicatos se reuniram com a FCA, nos dias 18 e 19 de setembro de 2014, às 09:00 horas, no Hotel San Francisco, em Belo Horizonte/MG.

Os sindicalistas buscaram, através de discussões, avançar no sentido de se construir um Acordo Coletivo de Trabalho digno para os trabalhadores, mas esbarraram na indecorosa bancada patronal. Segue ata.

No período de 03 a 06/04/14, em Ouro Preto/MG, a Unidade Sindical (Sindicatos dos Ferroviários da Bahia e Sergipe, Belo Horizonte, Mogiana, Rio de Janeiro e Sorocabana), se reuniu para discutir diversos assuntos, entre eles a elaboração da Pré-Pauta Unificada de Reivindicações 2014/2015.

Foi publicado o Edital de Convocação nos jornais “A Tarde”, do Estado da Bahia e no “Jornal da Cidade” do Estado de Sergipe, nas edições do dia 14/05/14, e, no Boletim “Unidade Ferroviária Nº 651/MAI/2014”, para a participação da categoria nas Assembleias Gerais Ordinárias para discussão e aprovação da Pauta Unificada de Reivindicações 2014/2015, que foram realizadas de 19 a 30/05/14, nas bases sindicais de Simões Filho, Santo Amaro, Petim, Conceição da Feira, Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Iramaia, Contendas do Sincorá, Tanhaçu, Brumado, Licínio de Almeida/BA, Itabaianinha e Aracaju/SE. Na oportunidade os trabalhadores (as) apresentaram sugestões que foram inseridas na pauta.

A Unidade Sindical protocolizou a Pauta, após aprovação das assembleias em todas as bases dos sindicatos, no dia 30 de junho de 2014, na sede da FCA/VLI/VALE, em Belo Horizonte/MG.

ACORDO DO PLR EXERCÍCIO 2014

Em 02 de junho de 2014, em Belo Horizonte-MG, Sindicatos e empresa firmaram o Acordo Coletivo de Trabalho, referente ao Programa de participação nos Lucros e resultados – PLR, exercício 2014.

As novidades foram: a) Garantir o pagamento de 1 (um) salário nominal de antecipação da PLR 2014, em 31 de julho de 2014; e b) Reuniões de acompanhamento das Metas nos meses de agosto e novembro de 2014 e janeiro de 2015. A primeira será em Salvador.

Representaram o SINDIFERRO, os diretores Antonio Eduardo e Paulino Moura.

Segue ata.

Em 29 de abril de 2014, valendo pela 2º rodada de negociações do PLR 2014, o SINDIFERRO, representado pelos diretores Antonio Eduardo e Paulino Moura, entre outros Sindicatos, se reuniram com representantes da FCA, em Belo Horizonte.

Os sindicatos reiteraram a solicitação de disponibilização pela empresa, do relatório dos resultados das metas referentes a PR 2013.  A empresa informou que fará disponibilização num prazo de até 30 (trinta) dias. O sindicato reiterou que este já havia sido pedido a empresa no dia 07 de fevereiro de 2014 de forma que o prazo apresentado pela empresa é muito dilatado. Na sequência a empresa apresentou aos sindicatos o modelo do plano de Remuneração Variável PLR 2014, com a variação de 0 (zero) a 6,42 (seis vírgula quarenta e dois) salários.

Os Sindicatos ressaltaram a necessidade de não ocorrer o retrocesso diante das conquistas que vieram após muito trabalho, sendo esta solicitação uma forma de confiança entre as partes. A empresa se comprometeu a discutir internamente a solicitação feita pelos sindicatos e apresentar a resposta na próxima reunião. Os sindicatos então cobraram agilidade no agendamento da próxima reunião. A empresa, por sua vez, disse ter interesse em concluir o processo negocial com a maior brevidade possível, mas não quis comunicar aos Sindicatos a data do próximo encontro. Segue ata.

O SINDIFERRO, representado pelos diretores Antonio Eduardo e Paulino Moura, entre outros Sindicatos, se reuniram com representantes da FCA, em Belo Horizonte, no dia 07 de fevereiro de 2014. Na oportunidade, as partes trataram da Participação dos Resultados de 2013. A média de salários que será paga aos empregados da FCA, referente ao exercício do Programa de PR 2013 ficou em 5,17 salários. A empresa confirmou que o pagamento ds PR ocorrerá no dia 28/02/2014. Segue ata.

ACT 2012/2014

• Juntamente aos demais Sindicatos, o SINDIFERRO, representado pelos diretores Paulino Moura, Manoel Cunha e Jurandyr Lima, se reuniu com membros da FCA, para tratativas da PR 2013, entre outros assuntos. Segue ata.
  • Os diretores do SINDIFERRO Paulino Moura, Manoel Cunha, Antonio Eduardo (Fominha), Wilson Pereira, Gilsemar Aymberê, Milton Ferreira e João Matos, reuniram-se com representantes da FCA, para tratar dos objetos das cartas nºs 045,019 e 25/G/SINDIFERRO/13, datadas em 08/03/13, 04/02/03 e 25/02/13, respectivamente, bem como outras pendências que foram comunicadas a empresa através de emails. Segue ata.
  • No dia 14 de março de 2013, o SINDIFERRO, representado pelos diretores Paulino Moura, Manoel Cunha e Jurandyr Lima, mais uma vez se reuniu com membros da empresa FCA, no Hotel ZAC, em Belo Horizonte-MG para tratar da PR 2013. Segue ata.
  • Para tratar da PR  2013, os diretores Paulino Moura, Manoel Cunha e Jurandyr Lima representaram o SINDIFERRO, em reunião com membros da FCA, no dia 27 de fevereiro de 2013, em Belo Horizonte. Segue ata.
  • Os diretores Paulino Moura e Manoel Cunha, representando o Sindiferro, estiveram em 1º de fevereiro de 2013, na cidade de Belo Horizonte para as tratativas da PR 2012. Segue ata.
  • Em 22 de novembro de 2012,  reuniram-se a Ferrovia Centro-Atlântica S/A–FCA/VALE, representado por Ângelo Soares – Relações Trabalhistas e Sindicais, Suedilson Costa Nascimento, Supervisor Operação Ferroviária e o Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Transportes Ferroviário e Metroviário dos Estados da Bahia e Sergipe – SINDIFERRO, representado pelos diretores Paulino Rodrigues de Moura, Antonio Eduardo Nascimento Oliveira, José Alquino Maciel de Souza, Jurandyr Almeida Lima e Manoel Cunha Filho para tratar dos objetos das Cartas nºs 239, 240, 241, 243, 253, 254, 255 e 263/CG/SINDIFERRO/12. Segue ata.
  • Em 16 de outubro, os diretores do SINDIFERRO Paulino Moura e Manoel Cunha filho, estiveram em Belo Horizonte para tratar das negociações da PR 2012. Segue ata.
  • Representado pelos diretores Paulino Moura e Manoel Cunha Filho, o Sindiferro, juntamente dos demais sindicatos, se reuniu com representantes da FCA, dia 02 de outubro, em Belo Horizonte. A substiuição do plano de saúde, bem como a negociação da PR foram as pautas do dia. Segue ata.
  • Dos dias 23 à 30 de julho os trabalhadores votaram e aprovaram, com 57% dos votos válidos, a proposta da empresa FCA, valendo pelo Acordo Coletivo de Trabalho, com vigência a partir de 1º de setembro de 2012 a 31 de agosto de 2014. A Carta nº 168/CG/SINIDFERRO/12, de 30/07/12 já foi dirigida ao   Gerente de Recursos Humanos da empresa comunicando o resultado acima. O SINDIFERRO estará assinando o referido ACT no dia 03 de agosto de 2012, às 10:30 horas, em Belo Horizonte/MG. Segue o resultado:

1. A FAVOR              –              262                –      57,33%

2. CONTRA               –              186                –      40,70%

3. ABSTENÇÃO      –               4                   –        0,88%

4. BRANCO               –                5                   –        1,09%

TOTAL       –      100%.

• Nos dias 04 e 05 de julho, em Belo Horizonte-MG, os Sindicatos Ferroviários da Bahia e Sergipe, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Mogiana e Sorocabana se reuniram com representantes da empresa FCA, valendo pela 3ª Rodada de Negociações do ACT 2012/2013. Após várias argumentações da empresa, referente às diversas cláusulas em questão, os sindicatos rejeitaram a proposta da FCA, por entenderem que não atendem as necessidades dos trabalhadores. As partes marcaram a continuidade das discussões para os dias 17 e 18/07/2012. Seguem atas.
  • Em 04 de julho de 2012 a Ferrovia Centro Atlântica e os Sindicalistas se reuniram para tratar de um assunto, cuja pauta foi a Participação dos Resultados 2012. Tendo em vista as manifestações dos sindicatos sobre alguns pontos da proposta de ACT da PR 2012, A FCA apresentará na próxima reunião as metas de cada área para continuidade da negociação. Segue ata.

• Para Tratar de mais uma uma rodada de negociações do ACT 2012/2013, o SINDIFERRO e os demais sindicatos, se reuniram com representantes da empresa FCA, em 27 e 28 de junho, na cidade de Belo Horizonte-MG. Para o Abono Permanência, a FCA apresentou uma proposta com um Acordo de Trabalho Específico, denominado de Participação nos Resultados Extraordinária, oferecendo a importância de R$ 1.200,00, sendo o pagamento de R$ 1.000,00 no mês de julho de 2012 e, a quantia de R$ 200,00 em agosto de 2014. Os Sindicatos rejeitaram essa proposta. As negociações continuam nos dias 04 de 05/07/12, sendo que no dia 04, pela manhã, a pauta da discussão será sobre a PR 2012, objeto de Cláusula 62 – Programa de Participação nos Resultados. O SINDIFERRO foi representado pelos companheiros Paulino Moura, Manoel Cunha, Jurandyr Lima, Marcos Luz, João Matos e Rui Pedro. Segue ata
  • No dia 13 de junho, em Belo Horizonte-MG, os diretores Paulino Moura, Manoel Cunha, Gilson Correia, Wilson Pereira e Germano da Silva, juntamente com outros companheiros sindicalistas, reuniram-se com representantes da empresa FCA, para tratar do ACT 2012/2013, na primeira rodada de negociações.
    A empresa iniciou a reunião agendando a próxima rodada de negociações para os dias 27 e 28 de junho e a continuação para se tratar da PR 2012, em 03 de julho.
    Em seguida, a FCA apresentou como proposta o início das discussões das cláusulas da pré-pauta de reinvidicações 2012/2013. A categoria sindical, retrucou, afirmando que nesses termos ficaria difícil o andamento das negociações de forma antecipada, uma vez que, o objeto de tal antecipação seria o abono permanência. A empresa informou que a proposta será apresentada nas próximas rodadas (27 e 28 de junho).
    Em seguida, iniciou-se as discussões das cláusulas da pré-pauta enviada pelos sindicatos. Proposta rejeitada pela empresa.
    A FCA propôs o reajuste salarial 2012, com base em 100% do INPC acumulado entre 1º de setembro de 2011 a 31 de agosto de 2012, além do reajuste salarial de 2013 com base em 100% do INPC acumulado no período de 1º de setembro de 2012 a 31 de agosto de 2013. Proposta que foi prontamente rejeitada pelos sindicatos. Segue ata.

• Em 11/05/12, os Sindicatos Ferroviários da Bahia e Sergipe, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Mogiana e Sorocabana protocolaram correspondência dirigida ao Presidente da FCA, Marcelo Spinelli, solicitando uma reunião, em caráter emergencial, para tratar do Abono Permanência. Na oportunidade, a empresa analisou o pedido feito pela categoria e admitiu a possibilidade de continuar discutindo o pleito, desde que seja antecipado o processo de negociação coletiva de uma forma completa e com prazo de 2 anos, porém, mantendo a data base em setembro. Os sindicalistas acenaram positivamente e informaram que estão dispostos a adiantar a negociação do ACT 2012/2013, e que irão apresentar uma prévia da Pauta de Reivindicações do ACT até o final dessa semana, a qual será substituída por uma pauta definitiva, assinada e protocolada por todos os sindicatos até o dia 26/06. Os sindicatos também disseram que não aceitam somente a antecipação das discussões em pauta, mas também de benefícios negociados. Também ressaltaram que o eventual pagamento de abono permanência deve ser um acréscimo ao ACT, mantendo-se os demais benefícios em vigor. Diante das duas partes concordarem com a antecipação da negociação integral do ACT 2012/2013  da  FCA, foi marcada a primeira rodada de negociação para 13/06. Os diretores Paulino Moura, Guilhermano Filho, Gilson Correia, Wilson Pereira, Jurandyr Lima e Manoel Cunha estarão representando o SINIDIFERRO nessa jornada.

ACT 2011/2012

• No dia 15 de outubro de 2011, com 76 % dos votos válidos (326, dos 430), os trabalhadores da FCA, nas bases da Bahia e Sergipe aprovaram o ACT – 2011/2012.

• Estão sendo realizadas Assembleias Gerais Extraordinárias, no período de 11 a 15 de outubro de 2011, nas cidades que integram a base territorial da entidade nos estados da Bahia e Sergipe, para Apreciação, Votação e Deliberação da Contraproposta da FCA – Ferrovia Centro Atlântica S/A, apresentada na 4ª e última rodada de negociações, ocorrida em 05/10/11, em Belo Horizonte – MG

• A  PAUTA UNIFICADA-FCA,  para a Campanha Salarial 2011/2012, aprovada pela categoria, nas assembleias realizadas no período de 21 a 27/06/2011, foi Protocolada em 25/07/2011, pelo diretor Manoel Cunha, a fim de dar início às negociações em setembro, de acordo com a data base.

• PROGRAMAÇÃO DAS ASSEMBLEIAS

Alagoinhas/BA – na Oficina Arlindo Luz – dia 21 – às 09:00
Aracaju/SE  – no SINDIFERRO – dia 22 – às 09:00
Brumado/BA – no SINDIFERRO – dia – 27 – às 09:00
Catiboaba/BA – na Estação – dia 27 – às 06:30
Contendas do Sincorá/BA – na Estação – dia 26 – às 11:00
Iaçu/BA – no SINDIFERRO – dia 28 – às 09:00
Santa Luz/BA – na Estação – dia 21 – às 15:00
São Félix/BA – no Dormitório – dia 20 – às 15:00
Santo Amaro/BA – na Estação – dia 20 – às 11:00
Simões Filho/BA – na Estação – dia 20 – às 06:30
Senhor do Bonfim/BA – no SINDIFERRO – dia 22 – às 09:00

• REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DO  ACT 2010/2011
    Em cumprimento à Cláusula n° 58, representantes da FCA/VALE e do SINDIFERRO estiveram reunidos, na Oficina Arlindo Luz, em Alagoinhas/BA, em 16.05.2011, para discutir pendências de Cláusulas do ACT 2010/2011, que estão sendo descumpridas pela empresa.  Os assuntos abordados foram: a emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário; uniformes; política de SSO-Segurança e Saúde Ocupacional; reavaliação dos laudos técnicos dos condutores de auto-linhas, além de outros.
  • COMISSÃO DE PARTICIPAÇÃO DE RESULTADOS
    Através da Carta n° 148/CG/2011, o SINDIFERRO encaminhou denúncia ao MPT – 5ª. Região, contra a FCA/VALE pelo descumprimento da Lei no.10.101, de 19 de dezembro de 2000. O sindicato chama atenção para o fato de que a não realização, em tempo hábil, da Eleição para escolha direta dos empregados, que participarão como membros da Comissão de Participação nos Resultados, está causando sérios prejuízos à categoria. O mandato da atual Comissão está encerrado desde 12 de dezembro de 2010. Portanto, só resta à empresa  apresentar em definitivo e em caráter de urgência a data da eleição para escolha dos representantes dos empregados na Comissão de Participação nos Lucros e Resultados, com mandato no período de 2011, 2012 e 2013.

Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2018. Todos os direitos reservados.