Notícias



Greve CTS: Sem pespectiva de salários, ferroviários da CTS seguem em greve por tempo indeterminado

Sem nenhuma definição quanto aos recebimentos dos salários de abril e o cartão alimentação/refeição de maio, os trabalhadores da Companhia de Transporte de Salvador – CTS, empresa que cuida dos trens do subúrbio, seguem no martírio.

Também prejudicados seguem os 15 mil suburbanos, que utilizam diariamente os trens, parados há 13 dias. Os usuários estão tendo que pagar um valor seis vezes maior do que costumam pagar, pois a passagem do modal sobre trilhos custa apenas R$ 0,50 centavos, enquanto a do ônibus é tarifada em R$ 2,80.

Na manhã desta terça (21), representantes do SINDIFERRO – Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Bahia e Sergipe se reuniram com o Deputado Estadual Yulo Oiticica (PT), no intuito de solucionar o problema. Na ocasião, o parlamentar prometeu intervir junto ao Secretário da Casa Civil, o também petista Rui Costa.

Jogo de empurra

O desfecho positivo em favor dos funcionários da Companhia segue complicado, pois os governos municipal e estadual ficam no “jogo de empurra”, quanto à obrigação de realizar os pagamentos.  

Em comunicado, a prefeitura se isenta do compromisso, afirmando que no dia 22 de abril, em acordo entre o Prefeito ACM Neto e o Governador Jaques Wagner, foi assinado um documento passando para o Governo toda a responsabilidade da empresa CTS.

No dia 15 de maio, o SINDIFERRO enviou uma carta endereçada ao Secretário Estadual da Casa Civil, Rui Costa, no sentido de regularizar a situação dos trabalhadores, mas ainda não recebeu uma posição sobre o assunto.

Em mais uma tentativa de resolver o aperto dos funcionários da CTS, o SINDIFERRO protocolizou, no dia 9 de maio, uma carta dirigida ao Dr. Pacífico Antonio Luz Alencar Rocha, Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho da Bahia, denunciando todo o descaso, mas também não obteve uma resposta.

 

Protestos em Periperi

Buscando mobilizar a população e os seus governantes, os ferroviários da CTS prometem fazer uma manifestação, amanhã, às 10 horas, na Estação de Periperi.

 

 

 



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Tel: (71) 3505-1258
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2021. Todos os direitos reservados.