Em Brasília-DF, mais precisamente no Palácio do Planalto, em audiência com a Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, representada pela Assessora Especial, Luciana Carneiro Mucoucah, pelo Secretário Adjunto, Fábio Coelho Barbosa e sua Secretária, Camila Pereira, a Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários da CUT defendeu mais uma vez a manutenção dos postos de trabalho da categoria metroferroviária.
O assunto principal da reunião foi a prorrogação antecipada do contrato de concessão, em andamento, onde opera a empresa Ferrovia Centro Atlântica S.A – FCA/VLI, e foi discutido a manutenção do funcionamento dos trechos ferroviários no estado Bahia pela própria FCA, sendo que o SINDIFERRO se manifestou contrário à devolução total dos trechos na Bahia, considerando, inclusive, a urgência da demanda em razão da previsão de audiência pública para o final do mês de setembro. Ressaltamos ainda a necessidade de manutenção de todos os empregos dos ferroviários empregados da FCA, lotados nos estados da Bahia e Sergipe, mesmo considerando a hipótese de devolução da malha ferroviária pela FCA do trecho Corinto (MG) a Propriá (SE), e de Alagoinhas (BA) a Juazeiro (BA).
A Assessora Especial, Luciana Carneiro, muito sensibilizada e preocupada com a situação no estado da Bahia, se comprometeu a encaminhar adiante a reivindicação do SINDIFERRO para o Secretário Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, bem como, para Talita Nobre, que é a Chefe de Gabinete do Ministro da Casa Civil, Rui Costa. Além disso foi indicado a possibilidade de uma reunião do Ministro Rui Costa para tratar, especificamente, da situação da prorrogação da concessão ferroviária na Bahia concedida à FCA. Quanto à empresa RUMO MALHA OESTE foi denunciado a devolução total do trecho ferroviário que passa pelos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, sendo que a Assessoria Especial da SAM sugeriu formalizar a denúncia ao Ministério dos Transportes através da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário, além da ANTT.
Na ocasião, também discutimos a situação da CBTU – as unidades de Natal, João Pessoa, Maceió e Recife, como também a privatização da CPTM. Ainda reforçamos sobre o trem do forró de Campina Grande . Na oportunidade, houve tempo para informar sobre as condições do transporte de passageiros sob a responsabilidade da Supervia-RJ.