Em um espaço de 55 mil metros quadrados, equivalente a seis campos de futebol, cerca de 600 pessoas trabalham no reparo mensal de 270 vagões e 160 locomotivas. Esses são os números da oficina de reparação e manutenção de trens de Divinópolis, em Minas Gerais, que atende a operação da FCA. A oficina, segundo a VLI, é considerada a maior da América da Latina para a revisão e manutenção de material rodante.
As locomotivas que chegam ao local podem passar por um dos três tipos de checagem: inspeção, revisão intermediária e revisão geral. Nos dois primeiros níveis, elas são direcionadas para os galpões de reparos leves com capacidade de receber até 15 unidades ao mesmo tempo. Na checagem geral, a locomotiva é direcionada para a área de reparo pesado. O procedimento completo dura, em média, 20 dias. A mesma divisão aplica-se aos vagões que recebem reparos leves ou pesados a partir dos resultados das inspeções regulares.
A unidade de Divinópolis também funciona como um celeiro de formação de mão de obra, valorizando os programas de porta de entrada, como o Jovem Aprendiz e o estágio, que têm parcerias com SENAI e outras escolas técnicas.
A FCA é uma das ferrovias brasileiras com a maior frota total de locomotivas e vagões. Segundo levantamento mais recente feito pela Revista Ferroviária, a FCA conta com 798 máquinas (sendo 189 inativas e 609 ativas) – só perdendo em número para Rumo e MRS. Já de vagões, são 23.484 unidades – o que coloca a ferrovia em segundo lugar na comparação com outras malhas.
Seguem algumas curiosidades sobre a operação da oficina:
Fonte: Revista Ferroviária