Notícias



Sem acordo entre VALEC e Sindicatos, greve chega ao 5º dia

 

A greve dos trabalhadores da VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., que teve início na última segunda (24), pelo jeito, está longe de um final.

Ontem (27), pela manhã, em Brasília, os diretores do SINDIFERRO, Antonio Eduardo e Manoel Cunha, representantes do SINDSEP- DF, TO e GO, e até o Deputado Federal Amauri Teixeira (PT-BA), no intuito de chegar a um acordo, se reuniram com o Presidente da VALEC, José Lúcio Machado e o Diretor Administrativo e Financeiro, Cleidemário Luiz de Souza. Sem êxito.

Pela tarde, os Sindicalistas tornaram a se encontrar com o Diretor Administrativo e Financeiro da empresa, e novamente não houve avanço nas negociações.

Os servidores paralisaram as atividades, depois do descaso do Governo Federal nas negociações do ACT, já, que, depois de aprovado, em reunião, no dia 27/02, a empresa voltou atrás. A direção da VALEC comunicou que o Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) não autorizou que o Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014, com data-base em novembro, fosse firmado.

A categoria reivindica:

• Cumprimento do plano de cargos e salários, já estabelecido;
• Por suprimentos básicos de escritório (caneta, CD, etc.) e equipamentos de segurança do trabalho;
• Contratação de Plano de saúde e Seguro de vida;
• Cumprimento do limite de 26 cargos comissionados como estabelecido no plano de cargos comissionados da VALEC;
• Aumento de 2,5% no salário, que mesmo assim continua defasado em relação aos demais profissionais de responsabilidade semelhante em órgão do Ministério do Transporte;
• Previdência Complementar, conforme edital do concurso.

Assembleia na Bahia

Único estado que os trabalhadores ainda não “cruzaram os braços”, a Bahia deve oficializar a paralisação na próxima terça, 1º de abril. Está marcada assembleia de deflagração de greve para próxima segunda-feira (31), nas bases sindicais de Ilhéus Jequié e Brumado, abrangendo todos os empregados lotados em outras sedes da VALEC na Bahia.

 

 

 



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Tel: (71) 3505-1258
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2021. Todos os direitos reservados.