Notícias



VLI escolhe Ernesto Pousada para o cargo de presidente

A concessionária de ferrovias VLI Multimodal S.A. anunciou a escolha do novo presidente. O cargo, vago há vários meses, será ocupado por Ernesto Pousada. O executivo irá suceder Marcello Spinelli, que ficou na função até maio deste ano, quando foi para a Vale.

Paulista, com 52 anos, Pousada fez carreira exercendo cargos executivos no Brasil e no exterior. Atualmente, ocupa a posição de diretor-executivo para a América do Sul na Ingredion, uma fabricante de alimentos. Atuou ainda na Dow Chemical e na Suzano Papel e Celulose, onde comandou projetos para o setor de infraestrutura.

O executivo é formado em engenharia mecânica pela Escola de Engenharia Mauá, com especialização em Administração e Negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA), conforme comunicado da VLI. Segundo comunicado da VLI, ele chega com a missão de dar continuidade ao crescimento da empresa e modernização dos seus ativos. O plano de futuro da VLI mantém foco na eficiência do seu sistema integrado, que recebeu, até 2019, um ciclo de investimentos de R$ 9 bilhões.

Durante o período de transição e até a posse do novo presidente – marcada para 18 de novembro -, Humberto Freitas, continuará como presidente interino da VLI.

Com 7,5 mil empregados, dois portos próprios, oito terminais intermodais, mais de 8 mil km de trilhos, a VLI é controlada por Vale (37,6%), Brookfield (26,5%), Mitsui (20%) e FI-FGTS (15,9%). Em 2018, faturou R$ 5,5 bilhões. Ela opera a VLI Norte (FNS) e a VLI Centro Leste e Sudeste (FCA). Agronegócio, fertilizantes, siderurgia e industrializados são os principais mercados.

Fonte: Valor Econômico



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Tel: (71) 3505-1258
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2021. Todos os direitos reservados.