O SINTEFERN – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviários e de Transporte Sobre Trilhos no Estado do Rio Grande do Norte – realizou o seu 3º Congresso, que ocorreu no bairro da Ribeira, em Natal-RN, nos dias 29 e 30 de maio.
Além da Reforma do Estatuto da entidade, o encontro serviu para tratar de temas atuais de interesse da classe trabalhadora, como Reforma Trabalhista, Medidas Provisórias, entre outras pautas.
A FITF/CNTTL/CUT esteve representada pelo Coordenador Geral, Jerônimo Netto e os diretores Paulino Moura, Manoel Cunha e Valmir de Lemos.
O advogado Herbert Moura, deu o ponto de partida no evento, discorrendo acerca do novo estatuto da entidade, que foi aprovado por maioria absoluta dos presentes.
O coordenador Geral do SINDIFERRO e diretor da FITF, Paulino Moura, fez uma profunda analise das conjunturas Nacional e Internacional.
Presidente da CUT/RN, Eliane Bandeira falou sobre os ataques aos direito dos trabalhadores(as), através da aprovação da Reforma Trabalhista e pediu a união de todos para reverter essa situação adversa. Por último, conclamou a categoria ferroviária a participar da Greve Geral, marcada pra ocorrer no dia 14 de junho em todo o Brasil.
Manoel Cunha, Diretor Financeiro do SINDIFERRO e da Federação, em um debate caloroso, contestou posicionamentos de alguns colegas ferroviários que insistem em dividir a categoria.
Enquanto o diretor de comunicação do SINDIFERRO, Antonio Eduardo, deu detalhes de experiências nefastas vividas pelos ferroviários dos estados da Bahia e Sergipe, depois da privatização da RFFSA e estadualização da CBTU, Guilhermano Filho, diretor de Saúde e Condição do Trabalho e que também representou o SINDIFERRO nessa jornada, falou da importância desse tipo de encontro para união dos trabalhadores.