Grandes cidades da Rússia oferecem um circuito de atrações subterrâneas: as estações de metrô.
O sistema de trens começou a ser construído na capital em 1935 e foi o primeiro do tipo na União Soviética. Hoje, tem mais de 300 quilômetros de linhas e 214 estações. Em São Petersburgo, começou a ser operado em 1955.
A decoração elaborada das primeiras estações tinha o intuito de transmitir modernidade e grandeza do Estado soviético.
Veja dez estações para visitar no país.
Avtovo, São Petersburgo
Inaugurada em 1955, a 12 metros de profundidade, faz parte da linha 1 do metrô. A plataforma tem 46 colunas; 16 delas são revestidas por vidro esculpido. As demais são de mármore branco.
Park Pobedy, Moscou
É uma das mais profundas do mundo –são 84 metros abaixo da superfície. O passageiro leva, em média, três minutos para chegar até a plataforma, por meio de uma escada rolante. Foi aberta em 2003.
Kremlyovskaya, Kazan
A parada entrou em funcionamento em 2005, na primeira fase de operações da rede de metrô da cidade, a mais nova do país. Mosaicos nas paredes e no teto da plataforma de embarque são inspirados na arte tártara e imitam os corredores do Kremlin
Elektrozavodskaya, Moscou
Inaugurada em 1944, um ano antes do fim da Segunda Guerra Mundial, a construção tem o teto coberto por luminárias redondas. Na entrada, seis placas homenageiam cientistas que estudaram a eletricidade.
Praça 1905, Iekaterinburgo
Construída em 1994, fica no centro da cidade, a 35 metros de profundidade. Seu nome homenageia manifestações da Revolução de 1905 que eclodiram nas redondezas da estação.
Kirovskiy Zavod, São Petersburgo
A decoração tem como tema as indústrias desenvolvidas durante o período socialista: as colunas da plataforma levam emblemas em ferro que representam o carvão, petróleo e eletricidade. Entrou em operação em 1955 e está a 44 metros de profundidade.
Novoslobodskaya, Moscou
As paredes das plataformas são decoradas com 32 vitrais com ilustrações abstratas. A estação foi inaugurada em 1952 e fica a cerca de 40 metros da superfície.
Ametiyevo, Kazan
A construção aproveitou a estrutura de uma linha de trem para fazer a única estação do metrô da cidade que fica acima da superfície. Ela foi aberta em 2005 e é rodeada por painéis de vidro.
Praça Vosstaniya, São Petersburgo
O tema da decoração da estação é a Revolução Vermelha, que aconteceu em outubro de 1917. No corredor de acesso às plataformas existem painéis em baixo-relevo que retratam cenas do movimento.
Komsomolskaya, Moscou
Foi construída em 1952 e é uma das mais movimentadas da cidade. A decoração leva lustres de bronze e teto tem arabescos de mármore e mosaicos que representam personagens históricas.
Fonte: Folha de São Paulo