O SINDIFERRO, cumprindo o seu papel de representante legal dos ferroviários da Bahia e Sergipe vem denunciar à imprensa, políticos e população em geral, as condições de abandono em que se encontram os trabalhadores da FCA/VLI e os trechos ferroviários que a empresa representa.
Entre as cidades de Alagoinhas-BA a Propriá-SE; Alagoinhas-BA a Senhor do Bonfim-BA; Senhor do Bonfim-BA a Juazeiro-BA; Senhor do Bonfim-BA a Campo Formoso-BA e Brumado-BA a Monte Azul-MG a situação é tão caótica, que chega a colocar a vida dos trabalhadores em risco. Roubos, corte e retirada de trilhos têm sido cada vez mais comuns. Para se ter uma ideia, a velocidade média é de apenas 12 km/h, visto que a vida útil de trilhos e dormentes já se esgotaram há bastante tempo.
A falta de roçagem faz com que o mato invada a linha férrea e cabine das locomotivas. Os descarrilamentos são constantes. Inclusive, infelizmente, já tivemos um trabalhador da cidade de Brumado como vítima fatal.
Nestes trechos acima referidos, a empresa VLI – Valor da Logística Integrada, que adquiriu a concessão para operar por 30 anos, em 2 de setembro de 1996, pretende fazer a antecipação da devolução da malha Centro-Leste da extinta RFFSA ao governo sem fazer a devida recuperação, assim como recebeu há quase 28 anos.
Não há nenhuma dúvida que o abandono explícito seja pela falta de interesse em operar nesses trechos após destruí-los. Vale ressaltar, também, que a empresa vem fazendo uma limpa nos funcionários. Está demitindo de forma seletiva. Praticamente toda semana tem trabalhador perdendo emprego. Para se ter uma ideia, apenas nos primeiros 3 meses do ano, a FCA/VLI já demitiu cerca de 20 pessoas.
Pelo “andar do trem”, não sobrará nada de 1.800 km de ferrovia dos trechos já mencionados.
Além do dano de bilhões de reais causado ao Patrimônio Público Federal, os trabalhadores laboram a cada dia com desânimo ao conduzir os trens nessas condições de falta de segurança e trafegabilidade, sem falar no medo de serem desligados.
Em reuniões com a Ferrovia Centro-Atlântica S/A (FCA/VLI), o SINDIFERRO tem cobrado uma solução aos fatos relatados, porém, sem resultado.
Lembrando que a VLI encerrou 2023 com aumento de volume em ferrovias e portos e recorde de Ebitda e Receita Líquida. Não existe motivo para tanta crueldade.
Várias denúncias também já foram feitas na ANTT – Agência Nacional dos Transportes Terrestres para proteger os trabalhadores e punir os responsáveis por essa tragédia anunciada. Infelizmente, até o momento não fomos atendidos em nossos clamores. A luta do sindicato não vai parar ! Trabalhadores devem permanecer unidos. Niguém larga a mão de ninguém !