A operação comercial do metrô de Salvador terá início no dia 21 de dezembro. A tarifa, entretanto, ainda não foi definida. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 11, pelo governador Rui Costa durante assinatura do primeiro consórcio de saúde do estado, no Salão de Atos da Governadoria.
Na mesma data, a integração com os ônibus metropolitanos será iniciada. Já a integração com as linhas da capital também não foi definida. “Ainda não fechamos acordo com o Setps (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador) e o valor da passagem depende disso”, observou.
O assessor de relações sindicais do Setps, Jorge Castro, preferiu não se pronunciar sobre o assunto. Disse apenas que a negociação envolve vários fatores e que tudo será resolvido.
Complexidade
Recentemente, Carlos Martins, secretário de Desenvolvimento Urbano, afirmou que a negociação ultrapassa a questão tarifária e envolve fatores como extinção de linhas, o que complica a conclusão da pauta.
A tarifa deve ser definida no dia 23 de novembro e só será aplicada após a inauguração das estações Bonocô e Pirajá. A primeira, que só foi projetada após o funcionamento do modal, será inaugurada dia 13. O ato solene contará com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab.
O acesso dos usuários até a estação será através de passarelas. Por sua vez, o acesso para portadores de necessidades especiais será por elevadores. Já a segunda, que estava prevista para este mês de outubro, será entregue na terceira semana de dezembro, entre os dias 15 e 20, conforme agenda da presidente Dilma Roussef. “Será um momento muito simbólico para a cidade porque teremos a conclusão da linha 1, que foi uma verdadeira ‘novela’ para ficar pronta. Além disso, essa será a maior estação, inclusive com espaço para manutenção de trens”, disse Costa.
A passagem será paga com bilhete que, segundo Rui Costa, poderá ser comprado nas estações de transbordo, de maneira avulsa, ou pelas empresas para, em seguida, ser repassado aos funcionários.