Trabalhadores da VALEC estão em greve

A greve dos Trabalhadores da estatal VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., iniciada ontem (24), continua a todo o vapor. Cerca de 800 servidores estão parados em todo o país. Na Bahia, são cerca de 100, a maioria trabalha para FIOL – Ferrovia de Integração Oeste Leste.

A ação se deu, devido ao descaso do governo nas negociações do ACT, já que, depois de aprovado, em reunião, no dia 27/02, a empresa voltou atrás. A direção da VALEC comunicou que o DEST não autorizou que o Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014 fosse firmado.

500 trabalhadores realizam hoje (25), na sede da VALEC, em Brasília, a primeira assembleia do movimento. Está prevista, também para hoje, uma reunião de representantes da empresa e dos trabalhadores, na Esplanada dos Ministérios.

Os Diretores do SINDIFERRO, Antonio Eduardo e Manoel Cunha, estão Brasília, representando a categoria nessa árdua jornada.

A categoria reivindica:

1) reajuste do IPCA, acrescido de 3%, retroativo a 1º de novembro de 2013; 2) reajuste do auxílio-alimentação de R$ 506,00 para R$ 704,00 mensais; 3) parcelamento do desconto do adiantamento das férias em seis vezes; 4) reajuste da contrapartida do plano de saúde de R$ 205,00 para R$ 225,84 (10,17%); 5) dispensa de comprovação de despesa com creche para receber o auxílio; 6) concessão do auxílio-educação de R$ 412,00; e 7) direito de licença não remunerada para interesses pessoais.