Notícias



71 anos de criação da VALE

 

No dia 1º de junho de 1942 durante a presidência de Getúlio Vargas foi fundada a Companhia Vale do Rio Doce, a empresa foi inicialmente criada para a exploração das minas de ferro na região de Itabira, no estado de Minas Gerais e é hoje uma empresa privada, de capital aberto, com sede no Rio de Janeiro.

A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo e muito ativa no setor ferroviário onde opera a Estrada de Ferro Carajás (EFC), Estrada de Ferro Vitória à Minas (EFVM), Ferrovia Norte-Sul (FNS) e Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e trens turisticos como o de São João Del-Rei / Tiradentes. Além disso, possui uma empresa própria de logística, a Valor Logística Integrada (VLI).

Atualmente o principal projeto da Vale no setor ferroviário é a duplicação da EFC que prevê aumentar de 130 milhões de toneladas métricas por ano (mtpa) para 150 mtpa a capacidade de transporte e escoamento das minas de Carajás, no Pará. Para isso, a Vale vai duplicar 115 quilômetros da Estrada de Ferro Carajás, comprou locomotivas e vagões e construiu o quarto píer do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira.



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Tel: (71) 3505-1258
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2021. Todos os direitos reservados.