Mesmo quase 200 anos depois, a paixão por ferrovias persiste em muita gente. Neste sábado (24) e domingo (25), os colecionadores e entusiastas de trens elétricos em miniatura podem conferir a 1ª Mostra de Modelismo Ferroviário em Itu (SP). O evento tem entrada gratuita e será das 9h30 às 17h30, na Estação Ferroviária.
Organizado pelo Trem Republicano, o evento terá exposição de dioramas, maquetes e modelos ferroviários em miniatura.
O ferroviário José Tadeu Galvão tem 57 anos de vida e 40 anos só de profissão. O tempo dedicado às ferrovias é somado ao tempo de dedicação à coleção dele.
Conhecido como Galvão, ele conta que começou a trabalhar em uma ferrovia em 1983 como auxiliar de maquinista. Em apenas seis anos, ele se tornou maquinista e foi trabalhar em Araraquara (SP).
“Foi em um comércio de Araraquara que eu vi um primeiro modelo da Frateschi [empresa especialista em miniaturas que apoia o evento deste fim de semana], era uma caixa básica. Foi meu primeiro trem elétrico em miniatura. Eu comprei e nunca mais parei”, relembra.
O pai e os dois avôs de Galvão foram ferroviários. Ele e os irmãos também seguiram no ramo. Hoje, ele é maquinista do Trem Republicano e faz o trajeto entre Itu e Salto.
Atualmente, a paixão é compartilhada com a filha dele, Mariana Galvão, de 21 anos. Juntos, eles construíram uma maquete que será apresentada no evento.
“Tenho certeza que o pessoal vai se surpreender com a maquete, é bem fiel ao lugar real e vai ser colocada para funcionar.”
Fabio Luis Grizoto, 45 anos, é maquinista do Trem Republicano e vai expor, pela primeira, vez sua coleção de miniaturas e maquetes. Ele conta que coleciona as miniaturas há 20 anos e a paixão começou ainda na infância.
“Desde pequeno eu gosto de ferrovias. Ganhei um ferrorama aos cinco anos e me encantei com a miniatura. Senti que era algo mais especial do que um simples brinquedo”, contou o colecionador.
Hoje, ele tem cinco locomotivas e 30 vagões de trem, todos em miniatura. A maioria dos itens são réplicas da Fepasa e da Estrada de Ferro Sorocabana, empresas paulistas de transporte ferroviário de cargas e de passageiros.