Notícias



Por iniciativa de senador do PT, Aposentados e pensionistas podem ter 14º salário neste fim de ano

O Senado analisa esta semana duas propostas de renda extra para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) neste fim de ano. Uma delas é o projeto de iniciativa popular apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que determina ao governo pagar um 14° salário em 2020. A outra é uma emenda de medida provisória (MP) que institui um bônus extraordinário aos aposentados.

Essas propostas foram apresentadas porque o 13° salário, um direitos dos trabalhadores inativos, dos mais de 35 milhões aposentados e pensionistas do INSS deste ano foi pago nos meses de abril e maio, como medida para enfrentar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

14° Salário

O projeto de Lei (PL) 3657/2020, do senador Paulo Paim, teve origem em uma proposta de iniciativa popular de autoria do advogado Sandro Gonçalves que contou com mais de 20 mil assinaturas.

Sandro foi convidado a falar sobre a proposta aos líderes do Senado nesta quarta-feira (2). Paim que abraçou a proposta, reforça que o projeto beneficia os aposentados e seus familiares que, em muitos casos, dependem dos valores pagos pelo INSS para sobreviver.

“Especialmente depois da pandemia, que agravou a crise econômica, aumentou as taxas de desemprego e impôs o isolamento social que impediu milhões de brasileiros de fazer bicos para complementar a renda ou ter uma renda mínima”.

Paim afirma que cerca de 10,8 milhões de brasileiros passaram a depender do benefício recebido por pais, mães, avós e outros parentes aposentados.

Fonte: CUT

 



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Tel: (71) 3505-1258
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2021. Todos os direitos reservados.