Alagoinhas foi o ponto terminal da primeira viagem de trem da Bahia, realizada em 13 de fevereiro de 1863, saindo da Estação de Calçada, em Salvador.
Diante dessa veia histórica da cidade com a ferrovia, a Câmara de Vereadores de Alagoinhas realiza hoje (30) uma Sessão Especial em homenagem ao Ferroviário, atendendo a um pedido da FIGAM (Fundação Iraci Gama de Cultura), que organiza comemorações até o dia 02 de julho, quando se festeja 160 anos de emancipação política do município.
A sessão especial que homenageia o Dia do Ferroviário em Alagoinhas terá exposição sobre Projeto Trem Regional Salvador-Alagoinhas, em fase de estudos por comissão específica da UFBA, com patrocínio do Ministério dos Transportes; discussão sobre a situação dos ferroviários no Brasil; exposição sobre a primeira Estrada de Ferro da Bahia – a Bahia ao São Francisco. Para isso, teremos a presença da Associação dos Engenheiros da Leste Brasileira – AELB, do Movimento Trem de Ferro, do Sindicato dos Ferroviários, da Arquiteta – pesquisadora Etelvina Rebouças, ao lado de outras instituições que farão também uma pequena exposição dentro do espaço.
Os diretores Antonio Eduardo, Jorgivaldo Pereira, Wilson Pereira, Gilsemar Aymberê e Milton ferreira estão representando o SINDIFERRO nessa brilhante homenagem.