Notícias



Encontro dos Ferroviários na Bahia é marcado pelo alto nível dos debates; Federação é legitimada

Federação ferroviária legitimada, conferencistas do mais alto nível e debates de tirar o fôlego, protagonizados pelos principais líderes sindicais da categoria metroferroviária do país. Esse foi o 1º CONFITF – Congresso Interestadual dos Ferroviários da CUT, realizado nos dias 23 e 24 de maio de 2014, no CTL – Centro de Treinamento de Líderes, bairro de Itapuã, em Salvador.

A abertura do evento contou com a participação do Presidente da CUT na Bahia, Cedro Silva. O primeiro conferencista a se apresentar, foi o advogado trabalhista, Carlos Alberto Oliveira, que falou sobre Terceirização, Desativação dos trechos ferroviários e privatizações indevidas dos antigos governos. Logo depois, em forma de oficina, duas equipes foram divididas para debaterem temas como Conjunturas Nacional e Internacional e Projeto de Lei da Terceirização, nº 4.330/04. Em seguida, 3 membros de cada equipe fizeram o resumo das oficinas para todo o público presente.

Os Deputados Estaduais Joseildo Ramos e Yulo Oiticica; e o Deputado Federal Amaury Teixeira, ambos do PT da Bahia, participaram do evento.

O segundo dia do evento teve um ponto de partida, através da conferência do Juiz do Trabalho, Murillo Carvalho Sampaio. Em sua explanação, o jovem demonstrou total insatisfação à Terceirização de um modo geral, e fez questão de alertar os líderes sindicais para essa grande ameaça. O Ex-Governador da Bahia e atual Vereador de Salvador, Valdir Pires fez uma apresentação de cerca de 2 horas, ao lado do grande líder político e advogado Raphael Martinelli, ambos símbolos de luta pela democracia no Brasil. Valdir, ao longo de seus 86 anos, falou sobre suas trajetórias de vida e  política e de como sobreviveu a ditadura militar.

Para fechar o evento com “chave de ouro”, a FITF – Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários se fez legitimada.  Encabeçada por Jerônimo Miranda Netto, do Sindicato dos Ferroviários de Tubarão-SC, a diretoria foi eleita para o mandato de 3 anos. Representam o SINDIFERRO na nova chapa, os diretores Antonio Eduardo, Manoel Cunha, Paulino Moura, João Mattos e Jurandyr Lima.

 



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Tel: (71) 3505-1258
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2021. Todos os direitos reservados.