Notícias



Evento discute as perspectivas para o setor ferroviário nacional

 

O Brasil nos Trilhos é um tradicional evento do setor metroferroviário brasileiro, que reúne, a cada dois anos, autoridades governamentais, especialistas e os principais atores do setor com objetivo de aprofundar a discussão sobre as perspectivas de desenvolvimento e as principais políticas públicas voltadas para o setor. A VI edição terá como tema “Agenda 2020: Desafios e Oportunidades – Cargas e Passageiros”, em agosto, em Brasília.

O transporte brasileiro de cargas conta hoje com uma malha ferroviária de 28.876 km de extensão, por onde circulam 25% de todas as riquezas do país. Somente em 2012, foram movimentadas mais de 481 milhões de toneladas de cargas como minério de ferro, commodities agrícolas, carvão, combustíveis e açúcar.

Em relação ao transporte de passageiros sobre trilhos, o Brasil possui hoje 15 sistemas urbanos, distribuídos em 11 estados e no Distrito Federal. Juntos eles movimentam mais de 9 milhões de pessoas todos os dias.

No entanto, o sistema metroferroviário existente não consegue absorver a demanda crescente de cargas e passageiros. Para isso, são necessários grandes investimentos para a sua expansão. Na parte de carga, por exemplo, o Programa de Investimentos em Logística (PIL), lançado em 2012, promete ampliar as ferrovias de carga em mais 11 mil quilômetros, mas, até o momento, os projetos ainda não saíram do papel.

Diante desse cenário, o VI Brasil nos Trilhos vai promover debates sobre o presente e o futuro do transporte ferroviário de cargas e passageiros em palestras técnicas e políticas. Entre os assuntos, serão discutidos desafios para o desenvolvimento do setor, perspectivas, possibilidades e ampliação de investimentos, papel do BNDES como fomentador da indústria e do setor, além de novas tecnologias, novo modelo de concessão ferroviária e experiências ferroviárias internacionais.

Serão dois dias de evento, que compreenderão oficinas técnicas, onde serão debatidos temas de destaque sobre a complexidade da dinâmica de todas as áreas que envolvem o setor ferroviário de cargas e passageiros, nacional e internacional, em quatro salas simultâneas, com painéis pela manhã e à tarde. Veja aqui a programação.

O evento é uma iniciativa da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e tem patrocínio da Confederação Nacional do Transporte (CNT), IAT-Padrol Brasil, AmstedMaxion; Matisa; Acumuladores Moura e SST Engenharia. Entre os apoiadores estão Ministério dos Transportes, Ministério das Cidades, Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), operadoras ferroviária de carga associadas da ANTF e as ferrovias associadas da ANPTrilhos.

 

Fonte: Portogente



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Tel: (71) 3505-1258
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2021. Todos os direitos reservados.