Notícias



Federação dos Ferroviários realiza 2º CONFITF

O fortalecimento das organizações que representam os trabalhadores ferroviários foi uma das pautas de defesa do 2º CONFITF, Congresso Interestadual da Federação dos Ferroviários da CUT, realizado nos dias 23 e 24 de maio de 2017, no Centro de Treinamento de Líderes, na Praia de Itapuã, em Salvador-BA.

Com o tema “A União dos Sindicatos faz uma Federação Forte”, o encontro reuniu cerca de 150 pessoas, entre Delegados (as), Conferencistas e Convidados de todas as partes do Brasil.

Promovido pela FITF – Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários da CUT, o Congresso foi uma excelente oportunidade de preparar os sindicatos para uma ação organizada às medidas contra o trabalhador e o povo brasileiro em curso, como as nefastas Reformas da Previdência e Trabalhista.

No 2º CONFITF também foi eleita a chapa, encabeçada por Jerônimo Miranda Netto.

 

A abertura do evento contou com a participação do Presidente da CUT na Bahia, Cedro Silva. O dirigente sindical teceu elogios à valorosa categoria metroferroviária, defendeu investimentos no transporte sobre trilhos e fez um convite ao Coordenador Geral da FITF/CNTTL/CUT. “Eu queria convidar você, Jerônimo Miranda Netto, para fazer uma reunião com o Governador da Bahia, Rui Costa (PT), para tratar dos problemas enfrentados por essa categoria, que eu sei que não são poucos”, disse, Cedro, que encerrou sua participação entoando em alto e bom som: “Fora Temer e Diretas Já”.

 

O primeiro conferencista a se apresentar foi o professor doutor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aílton Oliveira. Ele que fez duras críticas às Reformas trabalhista e previdenciária e pediu organização e mobilização dos sindicalistas para derrubá-las.

 

Em seguida foi à vez do também professor da UFS, Randy Nascimento, que criticou o péssimo estado das ferrovias de Sergipe, que há 10 anos não passa sequer um trem. “Só ficaram os trilhos. Um ambiente lindo que infelizmente não passa trem” apontou.

 

Lourival Lopes, Coordenador do SINDPEC e Diretor da CUT, fez comparações dos governos Lula e Dilma com o atual, disse que a mídia e justiça estão de mãos dadas com a classe dominante, exaltou a Greve Geral de 28 de abril de 2017, que, segundo ele, serviu para fragilizar Michel Temer, defendeu a volta de Lula para presidente do Brasil, uma Assembleia Nacional Constituinte e Reformas Urbana, Agrária e sobretudo Política.

 

Para fechar o primeiro dia do evento com chave de ouro, o diretor do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, Luciano Francisco, cantou e tocou 3 belas músicas símbolos de luta e resistência: “Pra não dizer que eu não falei das flores”, de Geraldo Vandré; “E vamos a luta”, de Gonzaguinha e Luiz Gonzaga; e “É”, também de Gonzaguinha e Luiz Gonzaga.

 

O segundo dia do evento teve um ponto de partida, através da conferência do

Advogado Trabalhista do Escritório de Advocacia Riedel, de Brasília-DF, Dr. Antonio Alves Filho, que discorreu e tirou dúvidas dos presentes, sobre Negociação Trabalhista e a Reforma Trabalhista.

 

A última conferencista a se apresentar no 2º CONFITF, Dra. Thais Riedel Zuba,

também de Brasília-DF, deu um verdadeiro show de informações acerca de Direito Previdenciário e Reforma da Previdência.

Ela começou sua explanação fazendo um panorama, de quando iniciou a Previdência até os dias atuais e criticou de forma veemente essa Reforma Previdenciária, articulada pelo grupo golpista. A brasiliense destrinchou as regras novas de aposentadoria que estão querendo propor aos trabalhadores, explicou sobre regras de transição e aposentadoria especial, quando se aposenta com menos tempo, pelo fato de trabalhar com agentes nocivos à saúde.  Dra. Thais Riedel terminou sua conferência, parabenizando os ferroviários por ser a categoria berço da Previdência Social no Brasil e se colocou a disposição para outros encontros.

 

Eleição

 

Eleita por unanimidade, a chapa “Unidade nos Trilhos”, encabeçada por Jerônimo Miranda Netto, do Sindicato dos Ferroviários de Tubarão-SC, comandará a FITF/CNTTL/CUT pelos próximos 3 anos.

Votaram os delegados credenciados dos Sindicatos dos Trabalhadores Ferroviários do maranhão, Pará e Tocantins, Alagoas, Paraíba e Nordeste-PE, Bahia e Sergipe, Central do Brasil, Conselheiro Lafaiete-MG, Bauru e Mato Grosso do Sul, Tubarão-SC e Minas gerais.

Estiveram presentes os sindicatos Rio Grande do Norte e Metroviários de Pernambuco.

 

Nova Diretoria

 

Coordenador Geral: Jerônimo Miranda Netto

Secretário Geral: Paulino Rodrigues de Moura

Diretor Administrativo e Financeiro: Manoel Cunha Filho

Diretor de Organização e Políticas Sociais : Valmir de Lemos

Diretor de Comunicação: Novarck Silva de Oliveira

Diretor de Assuntos Jurídicos: Roberval Duarte Placce

Diretor de Saúde e Condições de Trabalho: José Cleófas Batista de Brito

 

SUPLENTES DA DIRETORIA EXECUTIVA

Carlos Antônio Vitoretti

Sérgio Tadeu Canhamaque de Oliveira

Cloves dos Santos Gomes

Lourival Pereira dos Santos Junior

Sônia Marques da Silva

Josivaldo Venâncio de Lisboa

Anselmo da Silva Mendes

 

                                    REPRESENTANTES DE GRAU SUPERIOR

Marcos Silva Luz

Alexandre Magno Bruno Gomes

 

CONSELHO FISCAL

João de Almeida Matos

Pedro Ricardo de Oliveira Neto

Mario Cesar Brasil

 

SUPLENTES

Carlos Magno Rodrigues

Carlos Gomes Santos

José Sérgio de Almeida



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Tel: (71) 3505-1258
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2021. Todos os direitos reservados.