Os diretores Paulino Moura, Manoel Cunha, Antonio Eduardo e Guilhermano Filho representaram o SINDIFERRO no I Seminário da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – “FIOL – A Bahia quer, o Brasil precisa!”, que aconteceu na última sexta-feira (26), em Barreiras, oeste da Bahia. O objetivo do encontro foi a retomada das obras, que andam praticamente paradas.
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) dinamizará o escoamento da produção da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros pólos do país, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.527 km de extensão e envolverá investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões até 2014.
No evento, o Governador da Bahia Jaques Wagner garantiu que até o final deste ano a obra contará com 60% da construção, e que 2014 será o ano em que as obras estarão totalmente concluídas.
Além de Jaques Wagner, estiveram presentes no evento: o governador da Bahia, Jaques Wagner; o ministros dos Transportes, Cesar Borges; Ministro dos Portos e das Cidades, José Leônidas de Menezes Cristino; o deputado federal João leão, entre outros.
Manifestantes no evento
De forma pacífica e ordeira, dezenas de alunos e educadores exigiam investimentos na educação ao Governador Jaques Wagner. Dentro do evento, manifestantes levantaram cartazes com dizeres: “Educação nos Trilhos” e “A Elite quer, a Burguesia precisa”.