Notícias



Governo entrega novo viaduto de Lauro de Freitas e passarela de Pernambués em Salvador

O sistema metroviário Salvador-Lauro de Freitas ganha mais dois equipamentos nesta segunda-feira (5), quando o governador Rui Costa e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, entregam a passarela da Estação Pernambués, em Salvador, e o viaduto da Avenida 2 de Julho, em Lauro de Freitas.

Com 4,24 metros de largura, 400 metros de extensão e peso total de 288 toneladas, a passarela liga a Estação Pernambués de metrô ao bairro e ao Makro. Tem capacidade para 15 mil pedestres por hora e é totalmente acessível com duas rampas, piso tátil, sinalização em braile nos corrimãos e duas escadas rolantes inteligentes, nos dois acessos.

No quesito segurança, a passarela conta com 16 câmeras de monitoramento interligados ao Centro de Controle Operacional (CCO) e vigilantes em ronda. O equipamento foi construído em cerca de três meses e envolveu 90 trabalhadores.

 

Viaduto

 

O novo viaduto da Avenida 2 de Julho, em Lauro de Freitas, vai permitir o acesso da Estrada do Coco para o centro da cidade e também no sentido contrário. Construído sobre a via permanente do metrô, o elevado também vai possibilitar a futura expansão da linha metroviária até Lauro de Freitas e viabilizar o acesso ao novo pátio de estacionamento de trens. O viaduto, que possui 400 metros de extensão, largura total de 13,16 metros e duas faixas de rolamento, conta com sinalização e iluminação pública com luminárias em LED. O equipamento possui ainda ciclovia de 2,70 metros de largura e passeio de pedestres com um metro de largura sobre as vias permanentes. O viaduto abre para tráfego também nesta segunda-feira (5).

As obras do sistema viário, que já chegam ao nono mês e envolveram cerca de 850 trabalhadores, fazem parte de uma das maiores intervenções viárias que ligam a capital baiana à região metropolitana. Em novembro de 2017, a primeira etapa – inauguração do viaduto de Lauro de Freitas – foi entregue à população. Para minimizar os impactos do conjunto de ações no trânsito local, todas as intervenções seguem estudos de engenharia viária, realizados em conjunto com a Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública de Lauro de Freitas.



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Fax: (71) 3314-7683
Diretoria de Comunicação: Antônio Eduardo Nascimento Oliveira | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

Institutos de Arquitetos do Brasil - Departamento da Bahia. © 2018. Todos os direitos reservados.