Notícias



Índia e Japão lançam primeira linha ferroviária de alta velocidade indiana

Até dezembro de 2023, esta linha de 500 quilómetros deverá ligar a cidade de Ahmedabad, no estado ocidental de Gujarat, a Bombaim, capital económica indiana e do estado de Maharashtra, a sul, em três horas e meia.

Esta ligação ferroviária demora atualmente cerca de oito horas. O projeto, orçado em cerca de 19 mil milhões de dólares (16 mil milhões de euros), constitui a base da aproximação diplomática entre o Japão e a Índia, destinada a contrariar o domínio crescente da China na Ásia.

Este comboio de alta velocidade “marca o início de um novo capítulo das relações entre a Índia e o Japão”, declarou o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, durante a cerimónia em Ahmedabad.

“Espero aproveitar a beleza da Índia, através da janela deste comboio de alta velocidade com [o primeiro-ministro indiano, Narendra] Modi ao meu lado, quando voltar à Índia dentro de alguns anos”, acrescentou.

O Japão vai fornecer 85% do financiamento para a construção desta infraestrutura à Índia, através de empréstimos a taxas reduzidas.

Fonte: SIC Notícias



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Tel: (71) 3505-1258
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2021. Todos os direitos reservados.