Notícias Notícias em destaque



Nota de pesar pelo falecimento do líder ferroviário e fundador do PT, Raphael Martinelli

É com grande pesar que a família SINDIFERRO comunica o falecimento do líder ferroviário e fundador do Partido  dos Trabalhadores – PT, Raphael Martinelli, ontem (16/02), aos 95 anos.

Ainda no final da década de 90, o SINDIFERRO, em reconhecimento a história de luta do companheiro, o homenageou, com nome da sua sede em Alagoinhas-BA, de “Raphael Martinelli”.

Nascido no bairro da Lapa em São Paulo, começou desde cedo a militar como ferroviário no Partido Comunista Brasileiro (PCB) nos anos 1940. Foi um importante líder sindical e fez parte do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT). Junto com Carlos Marighella e Joaquim Câmara Ferreira participou da fundação da Ação Libertadora Nacional (ANL).

Em decorrência de sua militância, foi perseguido por mais de duas décadas e preso duas vezes: a primeira em 1955 como líder sindical dos ferroviários e novamente em 1970, durante a Ditadura Militar, sendo submetido a torturas dentro dos centros de repressão DOI-Codi/SP e Deops/SP e concluindo sua pena no Presídio Tiradentes.

Foi um dos idealizadores da Lei da Anistia para trabalhadores e operários. Em 2001, foi um dos fundadores do Fórum dos ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo e um dos responsáveis pela implantação do Memorial da Resistência.

Também foi um dos fundadores, em 2009, do Núcleo de Preservação da Memória Política e ativo colaborador da Comissão Nacional da Verdade, como advogado do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil. Em 2014, lançou sua biografia “Estações de Ferro”, junto com Roberto Gicello Bastos. Nesse mesmo ano, Martinelli participou do 1º CONFITF – Congresso Interestadual dos Ferroviários da CUT, realizado em Salvador-BA.

Fonte: PT



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Tel: (71) 3505-1258
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2020. Todos os direitos reservados.