Nesta quinta-feira, mesmo em meio a essa pandemia do Coronavírus, o ferroviário brasileiro comemora o seu dia. Foi em 30 de abril de 1854, que o país ganhou a sua primeira ferrovia: a Estrada de Ferro Mauá, construída graças ao patrocínio do Barão de Mauá. Este marco foi o responsável por oficializar o Dia do Ferroviário.
O traçado original de 14,5 quilômetros ligava Inhomirim, base da Região Serrana do Rio de Janeiro, à Baía de Guanabara. Após a Proclamação da República, a linha teve seu nome alterado para Estrada de Ferro Central do Brasil.
O sistema de transporte de pessoas e cargas sobre trilhos representa uma opção mais barata, segura e sustentável, porém, pouca explorada no país. O retrato disso é o cenário ferroviário atual: malhas destruídas, trens sucateados e estações abandonadas.
É necessário que as autoridades governamentais e direção das empresas públicas e privadas dessa valorosa categoria comecem a olhar para os trilhos. O Brasil tem que se tornar, de uma vez por todas, um país de ferrovia.
O SINDIFERRO homenageia o profissional ferroviário pela importante colaboração no desenvolvimento desse país. AVANTE, FERROVIÁRIO! E, SE PUDER, FIQUE EM CASA!