Notícias



Passagem do metrô será cobrada a partir de 21 de dezembro

A operação comercial do metrô de Salvador terá início no dia 21 de dezembro. A tarifa, entretanto, ainda não foi definida. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 11, pelo governador Rui Costa durante assinatura do primeiro consórcio de saúde  do estado, no Salão de Atos da Governadoria.

Na mesma data, a integração com os ônibus metropolitanos será iniciada. Já a integração com as linhas da capital também não foi definida.  “Ainda não fechamos acordo com o Setps (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador) e o valor da passagem depende disso”, observou.

O assessor de relações sindicais do Setps, Jorge Castro, preferiu não se pronunciar sobre o assunto. Disse apenas que a negociação envolve vários fatores e  que tudo será resolvido.

Complexidade

Recentemente, Carlos Martins, secretário de Desenvolvimento Urbano, afirmou que a negociação ultrapassa a questão tarifária e envolve fatores como extinção de linhas, o que complica a conclusão da pauta.

A tarifa deve ser definida no dia 23 de novembro e só será aplicada após a inauguração das estações Bonocô  e Pirajá. A primeira, que só foi projetada após o funcionamento do modal, será inaugurada dia 13. O ato solene contará com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

O acesso dos usuários até a estação será através de passarelas. Por sua vez, o acesso  para portadores de necessidades especiais será por elevadores.  Já a segunda, que estava prevista para este mês de outubro, será entregue  na terceira semana de dezembro, entre os dias 15 e 20, conforme agenda da presidente Dilma Roussef. “Será um momento muito simbólico para a cidade porque teremos a conclusão da linha 1, que foi uma verdadeira ‘novela’ para ficar pronta. Além disso, essa será a maior estação, inclusive com espaço para manutenção de trens”, disse Costa.

A passagem será paga com bilhete que, segundo Rui Costa, poderá ser comprado nas estações de transbordo, de maneira avulsa, ou pelas empresas para, em seguida, ser repassado aos funcionários.



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Tel: (71) 3505-1258
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2021. Todos os direitos reservados.