Notícias



Portugal e Espanha criam parceria para ferrovia

Os Governos de Portugal e de Espanha reuniram ontem em Madrid onde foi acordado entre ambas as partes um reforço da coordenação técnica na modernização em curso de uma série de ligações ferroviárias de enorme importância para os dois países, avança a agência Lusa. O ministro português do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, referiu após a reunião que “a nossa primeira decisão foi que, a partir de aqui, realizaremos, com uma periodicidade não superior a três meses, reuniões de trabalho entre as nossas equipas técnicas.

O governante luso acrescentou ainda que temos investimentos importantes dos dois lados da fronteira, que devem e estão a avançar de forma coordenada.

Para o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Portugal tem atualmente em curso três projetos internacionais de grande importância que necessitam de grande coordenação com Espanha: o corredor norte (ligação Aveiro-Vilar Formoso-Salamanca), o corredor sul (ligação Sines-Caia-Madrid) e a linha do Minho (Porto-Valença-Vigo). Estas ligações são de enorme importância, especialmente os corredores norte e sul, para ligar os portos portugueses (Leixões, Aveiro, Setúbal e Sines) à fronteira espanhola e à Europa.

Pedro Marques realçou também a importância da eletrificação em curso da linha entre Nine (norte do Porto) e a fronteira, há muito esperada, e que vai permitir ter até 2019 todas as linhas ferroviárias do noroeste da Península Ibérica eletrificadas. No caso da construção da nova linha entre Évora e a fronteira será muito significativo o impacto na competitividade das ligações ferroviárias, principalmente no transporte de mercadorias de Sines para Espanha e a Europa. Estamos a executar um plano de investimentos superior a dois mil milhões de euros, sublinhou o ministro português, acrescentando que se trata de aproximar muito as cidades portuguesas e espanholas, cita a Lusa.

Fonte: Transportes em Revista



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Tel: (71) 3505-1258
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2021. Todos os direitos reservados.