Em Audiência convocada pelo Deputado Federal, Joseildo Ramos (PT/BA), que também se fez presente, a FITF/CNTTL/CUT se reuniu na tarde desta quarta (13/09), com a ANTT – Agência Nacional de Transpores Terrestres, para tratar de dois assuntos bastante importantes e que pode impactar diretamente na economia dos seus estados, já que se tratam de postos de trabalho: a desativação dos trechos da Bahia pela FCA/VLI, bem como Demissão em Massa de trabalhadores da empresa RUMO MALHA OESTE, em São Paulo. A Assessoria Especial de Relações Parlamentares e Institucionais – AESPI/ANTT, esteve representada pelo Chefe de Assessoria Especial, Maurício Uzeda, e pelo Superintendente de Concessão e Infraestrutura, Marcelo Fonseca.
No que diz respeito à empresa FCA/VLI foi discutido a manutenção do funcionamento dos trechos ferroviários no estado Bahia pela FCA, considerando a prorrogação antecipada do contrato de concessão em andamento, inclusive, com previsão de audiência pública para esse mês de setembro. Ressaltamos a necessidade de manutenção de todos os empregos dos ferroviários lotados nos estados da Bahia e Sergipe, mesmo considerando a hipótese de devolução da malha ferroviária pela FCA do trecho Corinto (MG) a Propriá (SE), inclusive o trecho até Juazeiro (BA). Quanto à empresa RUMO MALHA OESTE foi denunciado a demissão em massa de trabalhadores em razão da devolução do trecho, pela concessionária, no estado de São Paulo. Os representantes da ANTT propuseram encaminhar uma nova reunião com a Superintendência Ferroviária (setor da ANTT que trata especificamente desse assunto), por intermédio do Deputado Joseildo Ramos, para tratar sobre a prorrogação antecipada das concessões ferroviárias, em particular da FCA/VLI e da Rumo Malha Oeste.
Representaram a FEDERAÇÃO DOS FERROVIÁRIOS DA CUT: Paulino Moura e Manoel Cunha (SINDIFERRO), Valmir de Lemos (Sindicato dos Ferroviários da Zona Central do Brasil), José Cleófas (Paraíba), Roberval Placce (Bauru e Mato Grosso do Sul) e o advogado da entidade, Dr. Herbert Moura.