Notícias Notícias em destaque Sem categoria



REAJUSTE DE 3,45% E ATRASADOS SÃO PAGOS AOS ATIVOS, APOSENTADOS E PENSIONISTAS COMPLEMENTADOS

Foi uma negociação difícil, demorada e de resistência. Os Sindicatos Metroferroviários e a Federação dos Trabalhadores Ferroviários da CUT buscaram a todo o tempo a conclusão do processo negocial, com um reajuste salarial e nos proventos de aposentadoria e pensão razoável.

Foram mais de sete rodadas de negociações com os representantes da empresa INFRA S.A., – que sucedeu a VALEC/Extinta RFFSA -, realizando reuniões virtuais e presencias, em Brasília-DF.

Para pressionar por um desfecho favorável aos trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas complementados, participamos de várias audiências com os Órgãos de Controle e Fiscalização, a exemplo do SEST – Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais e DECIPEX – Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos, além de parlamentares.
Com idas e vindas à Brasília, os Dirigentes Sindicais demonstraram perfeita sintonia com as estratégias e táticas desenvolvidas e aplicadas para convencer a direção da empresa (INFRASA) da necessidade de conceder o reajuste integral da inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) de maio de 2022 a abril de 2023, que foi de 3,83% (três vírgula oitenta e três por cento).

Durante as rodadas, após haver consenso nas cláusulas sociais, a empresa apresentou contraproposta para o reajuste dos salários abaixo da inflação do período e, finalmente, na última rodada de negociações, depois de uma espera paciente e consciente, a INFRASA ofereceu 3,45% (três vírgula quarenta e cinco por cento). Faltando apenas 0,38 (zero vírgula trinta e oito por cento) para índice integral da inflação. Desta forma, consultamos os trabalhadores em Assembleias Gerais Extraordinárias e foi aprovada por todos. Em seguida, aguardamos ainda um bom tempo para assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023, para então ser processado o pagamento.

Aqui nosso reconhecimento aos responsáveis pelo Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (DECIPEX), que em reuniões já haviam procedido os entendimentos com órgãos de autorização de pagamento do índice e atrasados, o que possibilitou recebermos no mês de julho de 2024, os proventos atualizados e os atrasados.

CAMPANHA SALARIAL 2024/2025

Nas bases dos sindicatos metroferroviários foi aprovada a Pauta Unificada de Reivindicações 2024/2025, e protocolada em fevereiro de 2024, considerando que a data-base da categoria é 1º de maio.

Ainda não houve abertura das negociações, porém, a empresa prorrogou o ACT 2023/2024, até 31 de julho de 2024.

Os Sindicatos estarão em Brasília-DF, no período de 12 a 16 de agosto de 2024, mantendo reuniões com Ministérios, Órgãos Federais e Parlamentares, tratando de assuntos de interesse da categoria metroferroviária do país.

Vamos à luta. Unidos somos mais fortes. Na busca por recuperação dos salários dos ativos, proventos e pensões dos aposentados e pensionistas complementados.



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3312-1263 - Tel: (71) 98145-8431
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2024. Todos os direitos reservados.