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Trens do VLT de Salvador estão passando por manutenção em São Paulo; previsão é que cheguem na capital baiana em 2025

Mais um passo dado para implantação do VLT de Salvador. A primeira parte dos 40 trens adquiridos pelo Governo da Bahia para uso no modal, que estava em Mato Grosso, já está na unidade da fabricante espanhola CAF no município de Hortolândia, no interior de São Paulo.

O material rodante, comprado pelo governo baiano por R$ 820 milhões, está passando por manutenção realizada pela CAF, além de adaptações pedidas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), visando atender a pescadores, marisqueiros e banhistas, tanto do Subúrbio Ferroviário quanto da Orla Atlântica.

A expectativa é que a manutenção e as adaptações nos trens sejam concluídas até o início do segundo semestre de 2025, quando os trens estão previstos para chegar em Salvador, já prontos para os primeiros testes de circulação na região da Estação da Calçada.

Cada um dos 40 trens adquiridos pelo governo da Bahia possui sete vagões, totalizando 280. Na avaliação da CTB, a quantidade seria suficiente para atender à demanda dos três trechos já contratados do VLT de Salvador: da Calçada à Ilha de São João; de Paripe a Águas Claras; e de Águas Claras a Piatã.

Os trilhos do VLT já começaram a chegar em Salvador e devem ter suas instalações iniciadas no início de 2025 pelos consórcios responsáveis pela implantação do modal. Neste momento, as empresas se encontram na fase de montagem do canteiro de obras e elaboração do projeto executivo final.

 



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