Notícias



Três países sul-americanos cooperam em construção de ferrovia

 

O presidente boliviano, Evo Morales, anunciou recentemente que a   Bolívia, o Brasil e o Peru irão cooperar na construção de uma ferrovia   transoceânica conectada ao porto de Ilo, no Peru. A intenção é ampliar o   canal de comércio da América Latina com a China.

A Comissão dos Assuntos Exteriores do Parlamento do Peru aprovou o   fornecimento à Bolívia de uma foz sem conceito de soberania. Essa foz fica a   apenas cinco quilômetros do porto de Ilo. Com isso, a Bolívia possuirá um   acesso próprio ao mar. Ao mesmo tempo, para aproveitar completamente o porto   de Ilo, o Peru, a Bolívia e o Brasil formularam um plano de integração de   transporte regional, uma ferrovia transoceânica da América do Sul.

Esse projeto beneficiará os três países. Os produtos de soja e de minério do   Mercosul poderão ser transportados de ferrovia até o porto de Ilo e   exportados para a China e outros países asiáticos. Do mesmo modo, os produtos   chineses também poderão chegar à Bolívia através desse caminho. Quando entrar   em funcionamento, a via melhorará bastante a condição comercial entre China e   Bolívia.

Fonte: China Radio International

 



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Tel: (71) 3505-1258
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2021. Todos os direitos reservados.