Notícias



V Congresso dos Ferroviários: três dias de intensas atividades e novo Coordenador Geral

No cenário em que o regime golpista, capitaneado pela direita, acelera o processo de ditadura no Brasil, buscando minar os trabalhadores através de PECS malfazejas, o SINDIFERRO – Sindicato dos Ferroviários e Metroviários da Bahia e Sergipe realizou o seu V Congresso, no bairro de Itapuã, em Salvador-BA, entre os dias 19 e 21 de dezembro.

Realizado a cada três anos, o encontro reuniu, por dia, cerca de 200 pessoas, oportunidade para que delegados, conferencistas e convidados discutissem ampla e democraticamente os problemas que atingem a categoria, estabelecendo formas de ação.

Primeira conferencista a se apresentar, a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Celi Taffarel, iniciou sua apresentação fazendo uma dupla homenagem: ao líder cubano e símbolo de luta para os povos do mundo, Fidel Castro e às vítimas do voo do clube de futebol brasileiro, Chapecoense.

Em seguida, Celi fez uma brilhante análise atual das conjunturas Nacional e Internacional, partindo da estratégia das abomináveis práticas do imperialismo contra os trabalhadores, até as formas de resistência. Falou sobre a PEC 241 (ou 55), que cria um teto para gastos públicos; PLP 57, que refinancia a dívida dos estados e do Distrito Federal; Lei da Mordaça; reformas da previdência e ensino médio, entre outros temas importantes.

A professora ainda comandou um estudo didático com o tema “a crise no Brasil no contexto da crise imperialista mundial. O que fazer?”, onde os presentes puderam ler um questionário e as respostas, depois explicadas a fundo pela própria Celi.

O juiz do trabalho e professor da UFBA. Dr. Murilo Oliveira, discorreu sobre um atentado ao trabalhador chamado “Terceirização”, que transita no Senado Federal como PLS 30/2015, criado pelo ex-Deputado Federal, Sandro Mabel, tendo como relator, o baiano Artur Maia (Deputado Federal, SD-BA).

Dr. Murilo mostrou detalhadamente que a terceirização é uma saída encontrada pelos empresários e políticos para fragmentar as categorias profissionais e enfraquecer a organização sindical, bem como, aumentar as jornadas, diminuir os salários e aumentar o índice de acidente no trabalho.

O terceiro e último conferencista foi o já conhecido de outros congressos do SINDIFERRO, Dr. Carlos Oliveira. O advogado trabalhista envolveu a plateia e respondeu diversas perguntas acerca de um tema que chamou bastante atenção: a reforma trabalhista e suas conseqüências para a classe trabalhadora.

Prestação de contas

Em cumprimento ao que rege o estatuto, os associados aprovaram, de forma unânime, as contas do triênio 2013/2016, após o diretor Administrativo e Financeiro, Manoel Cunha, juntamente da contadora da entidade, Gracilene de Jesus, fazer uma apresentação minuciosa, utilizando slides digitais.

Eleição para o triênio

Eleito por unanimidade durante o V Congresso Interestadual dos Ferroviários e Metroviários dos Estados da Bahia e Sergipe, Paulino Moura é o novo Coordenador Geral do SINDIFERRO para os próximos três anos.

Votaram na chapa os delegados credenciados presentes que foram eleitos nas plenárias realizadas na cidade de Aracaju, em Sergipe; Alagoinhas, Senhor do Bonfim, Iaçu, Brumado, São Feliz e Salvador, na Bahia.

Paulino Rodrigues de Moura substitui Antonio Eduardo Nascimento Oliveira, que será o novo Diretor de Comunicação da entidade.



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Tel: (71) 3505-1258
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2021. Todos os direitos reservados.