Notícias



VLI investiu R$ 400 milhões na Ferrovia Centro-Atlântica

A VLI vem investindo, desde 2010, na modernização da centenária linha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Desde então, já foram investidos cerca de R$ 400 milhões em duas frentes de trabalho: remodelação e renovação de via. Nos últimos anos, equipes trabalharam em mais de 530 quilômetros da malha.

A modernização da FCA engloba troca dos dormentes, substituição de trilhos e renovação de lastro e correção geométrica da via. Além disso, esses trabalhos também contribuem para a diminuição do índice de interdições causadas por danos em componentes da via, consequentemente, aumentando a disponibilidade da linha para a circulação dos trens.
Para possibilitar a renovação de via foi desenvolvido um processo de manutenção que utiliza um pórtico para transportar dormentes. Os trabalhos estão sendo realizados no corredor Centro-Sudeste, que liga Goiás ao Porto de Santos, passando pelo Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.

“Iniciamos as atividades de renovação de via no último ano. Trata-se de um processo ainda mais seguro e eficiente em função do uso intensivo de equipamentos de grande porte, possibilitando a diminuição do tempo de interdição da linha para a realização desses trabalhos. Sendo assim, optamos por desenvolvê-lo em um corredor no qual existe a previsão de um aumento significativo de produtividade nos próximos anos, com investimentos em terminais e chegada de novas locomotivas e vagões”, explica o gerente de engenharia ferroviária da VLI, João Silva Júnior.

O projeto de modernização da malha da FCA tem etapas previstas até 2024. A ferrovia passa por sete estados (Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Sergipe) e Distrito Federal.



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3505-1263 - Tel: (71) 3505-1258
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2021. Todos os direitos reservados.