O voto, embora obrigatório no Brasil, é na verdade, o exercício máximo da cidadania. É o momento em a pessoas tem o direito de escolher, de forma democrática, quem elas querem que as representem e, para isso é importante que o eleitor antes de registrar seu voto neste domingo (6) conheça bem a plataforma dos candidatos e candidatas, seus aliados e se eles realmente representam aquilo que você quer para a sua cidade e o futuro do país.
Na eleição municipal você dará o voto para escolher os candidatos a Prefeito e Vereador.
O papel dos vereadores é o de apresentar e votar projetos dos seus colegas e dos prefeitos. São eles que aprovam ou não, o orçamento de uma cidade e para onde os investimentos serão destinados, seja a construção de uma nova escola, seja a troca de asfalto, seja em programas de saúde. Por isso que seu papel é importante nas decisões a serem tomadas pelo prefeito ou prefeita eleitos.
Um levantamento do TSE, atualizado na última sexta-feira (27/09), às 17h, indicava um total de 463.367 candidaturas registradas de 29 partidos políticos. Desse número, 93,23% (431.980) são para o cargo de vereador, enquanto 3,36% (15.573) são para prefeito e 3,41% (15.814) para vice-prefeito.
Opções são milhares, mas cabe agora a você, eleitor, decidir o que quer para a sua cidade, votando em candidatos que defendam pautas sociais necessárias e caminhe na luta dos trabalhadores.