No dia 23 de dezembro de 2013, a Vale celebrou acordo com um fundo gerido pela Brookfield Asset Management (Brookfield) para a venda de 26,5% de sua participação no capital da VLI por R$ 2 bilhões. Esse é um dos marcos finais da etapa do processo de capitalização da companhia, que irá contribuir com o nosso plano de investimentos já estabelecido.
Em setembro de 2013, conforme já anunciado, outros acordos foram celebrados pela Vale para transferência de participação de 20% do capital da VLI para Mitsui & Co. (“Mitsui”) e de 15,9% para o Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS (“FI-FGTS”), cujo patrimônio é administrado pela Caixa Econômica Federal.
Após a conclusão das transações com a Mitsui, FI-FGTS e Brookfield, a participação da Vale na VLI será de 37,6%. A conclusão das transações mencionadas estará sujeita às aprovações de órgãos governamentais competentes, entre eles o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE e a outras condições suspensivas usuais.
A conclusão dessa etapa de capitalização da VLI reforça a vinda de investidores para modernizar e ampliar nossos portos, ferrovias e terminais, contribuindo para aprimorar e aperfeiçoar a infraestrutura logística do Brasil. Assim, poderemos continuar buscando as melhores soluções para nossos clientes, fortalecendo a VLI como uma empresa prestadora de serviços com foco na excelência do atendimento, desenvolvimento das comunidades onde atua e segurança de suas operações.