Assembleias aprovam o ACT 2011-2012 da VALEC

A Campanha Salarial dos empregados da VALEC, ACT-2011/2012, foi marcada pela disposição da categoria para a luta pelos seus direitos. A mobilização continuou até o encerramento das negociações nas assembleias realizadas em toda a base do SINDIFERRO, no período de 14 a 23/07/2011, que culminaram com a aprovação da proposta da empresa.
     Foram aprovadas, por unanimidade, a correção salarial e as cláusulas econômicas, com base no IPCA, de 6,51%.  No entanto, a luta deve continuar para garantir as reivindicações relativas à revisão da Tabela Salarial, pelas perdas salariais dos últimos anos,  de 41,5%, assim como o aporte financeiro do Governo Federal para salvar o SESEF.
     Segundo a avaliação de Jerônimo Netto, representante do Sindicato dos Ferroviários de Tubarão (membro da Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários-FITF/CUT), as questões dos trabalhadores(as) da VALEC deverão ser reavaliadas, pois apesar dos pequenos avanços, é pouco provável que a recomposição salarial ocorra através dos Acordos Coletivos de Trabalho, diante das perdas substanciais, sofridas ao longo dos anos, principalmente nos períodos dos Governos Collor e Fernando Henrique Cardoso. As intervenções na VALEC e esferas Federais já estão sendo organizadas, principalmente a revisão do Plano de Cargos e Salários.
     No que se refere aos aposentados e pensionistas da complementação, a situação não é diferente, porém, no futuro, esta tende ao agravamento. Como a própria lei diz, o reajuste salarial é conforme a conquista da ativa, e como a tendência do quadro é a extinção temos que abrir o debate com o Governo Federal, para resolver esse grande problema. As entidaades  FITF/CNTT/CUT estão preocupadas com a situação e já começaram uma discussão, no âmbito do Governo Federal.