CCR terá lucro líquido menor, dizem analistas

O grupo de infraestrutura CCR deve anunciar uma queda no lucro do terceiro trimestre na comparação com números apresentados no mesmo período do ano passado. A média das projeções de Citi, Votorantim e Itaú BBA indica que a queda na última linha do balanço será de 12% contra um ano antes, para R$ 351,4 milhões.

De acordo com a média das projeções dos analistas, essa queda virá a despeito do aumento de 15% na receita líquida, para R$ 1,5 bilhão. Os analistas ainda projetam uma retração de 2,9 pontos percentuais na margem Ebitda – para 64,5%.

A CCR está entrando em um momento de fortes investimentos e, por isso, tende a ver seus números de margem e lucro mais pressionados até 2016. Isso se deve principalmente à conquista recente da concessão de três grandes ativos: metrô de Salvador, BR-163 no Mato Grosso do Sul e aeroporto de Confins (MG). Paralelamente, o movimento de veículos nas estradas (principal gerador de caixa) não tem registrado o mesmo crescimento de alguns anos atrás.

“Apesar de um volume de tráfego fraco no trimestre (esperamos queda aproximada de 14% na comparação anual), um aumento na tarifa média deve parcialmente compensar o efeito”, diz relatório da Votorantim.

“Nossa projeção é que, embora receitas acessórias e outras receitas tendam a apresentar um crescimento robusto na comparação anual (de 16,2% e 4,9%, respectivamente), as receitas em rodovias continuarão a ser um fator chave por trás dos resultados”, diz o Itaú BBA. A CCR divulga o balanço hoje, após fechamento da bolsa.

Fonte: Valor Econômico