Imbuído em fazer a melhor campanha da sua história, o SINDIFERRO, juntamente com os Sindicatos dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Mogiana e Sorocabana, se reuniu em 1º de junho, na cidade de Belo Horizonte-MG com representantes da FCA – Ferrovia Centro-Atlântica. O assunto em pauta foi o pagamento do Abono Permanência, solicitando isonomia aos demais empregados do grupo VALE, sobretudo os que laboram nas Estradas de Ferro Carajás, Vitória Minas e na VLI.
Na oportunidade, a empresa analisou o pedido feito pela categoria e admitiu a possibilidade de continuar discutindo o pleito, desde que seja antecipado o processo de negociação coletiva de uma forma completa e com prazo de 2 anos, porém, mantendo a data base em setembro.
Os sindicalistas acenaram positivamente e informaram que estão dispostos a adiantar a negociação do ACT 2012/2013, e que irão apresentar uma prévia da Pauta de Reivindicações do ACT até o final dessa semana, a qual será substituída por uma pauta definitiva, assinada e protocolada por todos os sindicatos até o dia 26/06. Os sindicatos também disseram que não aceitam somente a antecipação das discussões em pauta, mas também de benefícios negociados. Também ressaltaram que o eventual pagamento de abono permanência deve ser um acréscimo ao ACT, mantendo-se os demais benefícios em vigor.
Diante das duas partes concordarem com a antecipação da negociação integral do ACT 2012/2013 da FCA, foi marcada a primeira rodada de negociação para 13/06.
O SINDIFERRO foi representado pelos diretores Paulino Moura e Manoel Cunha.