Notícias



Lula inaugura obra do trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste

Nesta segunda-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (3), o início da primeira etapa das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), o primeiro projeto do Plano Anual de Contratações (PAC).

Essa porção da linha ferroviária tem como objetivo unir a cidade de Caetité, localizada no sudoeste do estado da Bahia, à cidade de Ilhéus, situada no sul do mesmo estado.

O trecho da ferrovia terá uma extensão de 537 quilômetros e passará por 19 municípios.

A responsabilidade pela execução das obras foi confiada à empresa Bahia Mineração (Bamin), que obteve a concessão da construção através de um leilão.

Embora o prazo para a conclusão dessa etapa seja até 2027, o presidente Lula solicitou aos empresários celeridade na entrega do empreendimento.

Ferrovia de Integração Oeste-Leste

No total, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) será composta por três trechos, que somarão uma extensão total de 1,5 mil quilômetros.

A proposta é que a ferrovia conecte o futuro Porto de Ilhéus à cidade de Figueirópolis, no Tocantins, onde haverá a interligação com a Ferrovia Norte-Sul.

A infraestrutura em questão será utilizada para o escoamento de grandes quantidades de minério proveniente da região Sul da Bahia e de grãos oriundos da região oeste do país.

Em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o governo federal está em busca da concessão para os outros dois trechos da Fiol: a Fiol II, que ligará Caetité a Barreiras, cujas obras já estão em andamento, e a Fiol III, que vai de Barreiras a Figueirópolis, aguardando ainda a obtenção da licença de instalação.



SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TRANSPORTES FERROVIÁRIO E METROVIÁRIO DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE.
Rua do Imperador, nº 353 - Mares - Salvador-BA | Tel: (71) 3312-1263 - Tel: (71) 98145-8431
Diretoria de Comunicação: Guilhermano da Silva Filho | Jornalista: Rodolfo Ribeiro ( DRT/BA - 3452 )

SINDIFERRO. © 2024. Todos os direitos reservados.