Os dirigentes sindicais do SINDIFERRO estiveram reunidos com os representantes da Ferrovia Centro-Atlântica S/A (FCA/VLI), no dia 18 de junho de 2024, em Alagoinhas-BA, para discutir o cumprimento, conforme Cláusula 64ª Reuniões de Acompanhamento do Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024, demandas contidas na Carta nº 063/CG/SINDIFERRO/24 e e-mail.
Registramos os assuntos mais relevantes da reunião:
Resposta: A FCA informou que o local não tem histórico recente de ocorridos, e que desde o momento do ocorrido prestou todo suporte e acompanhamento ao empregado, que é prioridade neste momento. Além disso, está avaliando um plano de ação, inclusive, junto aos órgãos competentes, por ser uma questão de segurança pública, e dará um posicionamento ao sindicato até 30/06/2024. Inclusive já tomou ações paliativas e imediatas, como disponibilizar segurança de Simões Filho para acompanhamento das manobras e atividades do local e as trocas sendo acompanhadas pelo motorista Taxi (WAPPA).
2.1 Alojamento de Contendas-BA
Resposta:
Foi realizada inspeção e solicitada a manutenção das tomadas, conforme foto em anexo, a manutenção deve ocorrer em até 30 dias (quarto 2 e quarto 5).
2.2 Alojamento de Conceição da Feira-BA
Resposta:
Há alguns dias foi feita a inspeção do local, com os pontos citados, não constam pendências, conforme fotos em anexo.
Resposta:
A empresa utiliza a plataforma WAPPA (similar ao Uber), que garante mais segurança para os empregados, através de checks constantes dos veículos (condição, pneus), e verificações constantes da documentação do condutor. Temos também blitz relacionadas à veículos com participação do time de segurança deste site (check de pneu, condição da manutenção do carro, itens de sinalização).
Resposta:
Mesmo considerando que a vegetação aumenta logo após o período de chuvas, e a realização de ciclo de Saneamento em abril, vamos realizar outro ciclo de saneamento este ano, além de estarmos estudando um produto mais eficiente para esse processo, para se juntar ao glifosato utilizado (liberado pelo MA).
Além disso, está sendo providenciada a colocação de um KGT (guindaste ferroviário com implemento de roçada) neste trecho no (tirar) a partir de julho.
Resposta:
A prefeitura de Conceição da Feira-BA, colocou vários entulhos sobre a nossa via na perna do triângulo, impossibilitando fazer a manobra no pátio, na época a RI/RC , fez uma reunião com o Senhor prefeito da cidade, que se comprometeu a retirar todo os materiais, porém, até então não foi retirado. A área de RI vai providenciar uma nova agenda para entender em que situação se encontra o assunto e verificar no que podemos ajudar para agilizar o processo.
Resposta:
A regra DBO é uma questão de segurança do próprio maquinista, se está cumprindo o padrão ou não, passando por várias etapas a serem avaliadas, como reciclagem, treinamento, acompanhamento etc., garantindo mais segurança ao operador e também a volta para sua casa em segurança.
O sindicato ressaltou que os sistemas implementados pela empresa, não condiz com seus equipamentos que vem sendo utilizados para operação ferroviária, com tudo os supervisores presentes informaram que essas avaliações não tem como propósito levar a punição de algum empregado, mas, como uma ferramenta de desenvolvimento do empregado.
A margem da via férrea está em completo abandono é mato e galhos de árvores enormes que só passa somente a Locomotiva, inclusive, alguns locais já têm o desenho das mesmas. Quando trem passa vem varrendo tudo. Os Maquinistas já estão cansados de registar macros de quase acidente desses galhos de árvores e não há solução ficando somente na promessa. Quando Trem para por alguma anormalidade e tenha que conferir os vagões fica impossível realizar a conferência, visto que, não são fornecidas as condições para tal. O Maquinista quando não vai realizar a conferência é visto como preguiçoso pela “inspetoria” dizendo que não colabora.
Ocorreu na Supervisão de Montes Claros/MG, um quase acidente: o galho da árvore varou o para-brisa da Locomotiva e foi em direção a barriga do Maquinista. A sorte que ele estava em alerta e levantou na hora, por pouco não perdeu a vida.
É preciso ter consciência e responsabilidade com a vida dos trabalhadores. Esperar ter uma tragédia para depois tomar as providências, acreditamos que não é uma boa gestão em uma empresa que diz ser “…praticam segurança além do discurso…” a prioridade do seu negócio.
Resposta:
Como pode ser visto no anexo, foi realizada a poda para os locais citados.
Anexo: Item 7 Trabalho de Poda – Sup. Brumado.
Demissões de Condutores de Auto de Linha é o retrato de uma ferrovia em processo de extinção e falta de respeito com os empregados, porque os contratos de concessão e arrecadamento da malha só termina em agosto de 2026.
Resposta:
Em relação a esse assunto, a empresa já respondeu ao ofício do SINDIFERRO em 08/04/2024.
Anexo: Resposta desligamentos sindicato.
A FCA/VLI em um gesto de desprezo com a ferrovia nos Estados de Minas Gerais, Bahia e Sergipe, se dá ao luxo de suspender a carga de minério que era feito em Licínio de Almeida-BA para Petim-BA. Mais uma vez, desrespeita a legislação assinada com o governo federal e seus órgãos de controle. A BAMIN necessita da ferrovia para transportar seu produto.
Resposta:
Negamos qualquer atitude de desprezo ou desrespeito à legislação por parte da FCA/VLI.
A suspensão do contrato decorre de estratégia comercial da empresa BAMIN.
À empresa FCA coube neste momento acatar a decisão e trabalhar no desenvolvimento de novos negócios.
O sindicato reforça o pedido de que venha a retomada do transporte de minério, vez que não só ergue a empresa, mas também para a segurança das pessoas que utilizam as rodovias baianas, uma vez que, o minério deixado de ser transportado via ferrovia, consequentemente, irá para o sistema rodoviário, com estradas não programadas para esse tipo de carga, além de prejudicar a geração de emprego e a economia do estado da Bahia.
Mais uma vez, tomamos conhecimento de roubos corriqueiros que estão acontecendo nas dependências das Oficinas de Locomotivas. Recentemente, vândalos tentaram roubar uma peça de Locomotiva chamada excitatriz. Peça de grande peso e que há materiais de valor (cobre, etc.), não consumando o roubo por não ter conseguido fazer o deslocamento de uma vez.
Resposta:
Foram realizadas várias ações de melhoria, sendo algumas estruturais, para contribuir para melhoria da segurança, tais como: instalação de câmeras de segurança, sensores de presença ligadas a sirenes de alerta e ampliação de iluminação, dentre outras ações.
Descumprimento do Parágrafo Primeiro da cláusula.
Resposta:
Ressaltamos o compromisso da FCA com seus valores, dentre eles, o Cuidado Genuíno. A saúde e o bem-estar dos nossos empregados são prioridades para nossa empresa. Estamos comprometidos em criar um ambiente de trabalho saudável, seguro e acolhedor, em que todos se sintam valorizados e respeitados.
Assim, alinhada com seus valores e em observância aos direitos fundamentais à dignidade da pessoa, ao bem-estar, ao meio ambiente saudável, a Empresa esclarece que, desde o último ano, todos os empregados e seus dependentes, no mês de novembro, podem fazer seus exames de PSA e exame com especialista em próstata, de escolha própria, sem pagamento de coparticipação, tanto para consultas como para exames. Na mesma linha, no mês de outubro, todas as empregadas e suas dependentes, foram beneficiadas com a isenção da coparticipação para exames de mamografia, colo de útero e consultas ginecológicas.
Importante informar que a realização dos exames nos meses informados possui uma razão: as campanhas que ocorrem em todo país, outubro rosa e novembro azul, que objetivam difundir informações sobre doenças e incentivar a população a participar ativamente de seu combate. Durante essas campanhas é promovida uma ampla conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. O nosso objetivo é somar às ações nacionais de sensibilização e mobilização, incentivando os nossos empregados na realização dos exames e alertando-os da importância do diagnóstico de doenças e a eficácia de seus tratamentos.
Além do exposto, ressaltamos que a Empresa conta com uma equipe dedicada à Gestão da Saúde Populacional, com um time de saúde composto por 36 profissionais, dentre eles, médicos e enfermeiros do trabalho, técnicos de enfermagem do trabalho e assistente social, que oferecem suporte as ações e gestão dos indicadores.
Importante ressaltar que os programas de Prevenção, Saúde e Bem-Estar ofertados pela empresa, são acessíveis e continuamente divulgados aos empregados, sendo a solicitação de atendimento realizada pessoalmente ou via telefone, por meio do número 0800 550 6689.
Assim, prestados os esclarecimentos que entende como devidos, a FCA reafirma estar continuamente à disposição dos colaboradores, prestando assistência sempre que solicitada, bem como desta entidade Sindical caso haja outros pontos que necessitem de atenção.
Virou rotina neste trecho, com o abandonado pela FCA/VLI, os constantes roubos e destruição do patrimônio público federal. Inúmeras denúncias a entidade já fizeram e vêm fazendo na tentativa de coibir o prejuízo bilionário que vem sofrendo o Estado Brasileiro. Os órgãos de fiscalização federais têm ciência das nossas denúncias, e, aguardamos que elas deem resultados com o pagamento de cada patrimônio destruindo pela insanidade do capital.
Resposta:
Segue as ações que estão sendo realizadas e planejadas para atendimento dos pontos trazidos neste item: Estreitamento com os Órgãos de Segurança Pública; Fiscalizações conjunta com as forças policiais; Plano de fiscalização motorizada – Para trechos não operacionais; Fiscalização motorizada – Trechos não operacionais; Neutralizações e Recuperações de materiais ferroviários.
Semelhante a situação com o trecho Alagoinhas-BA a Propriá-SE, onde as comunidades lindeiras denunciam aos ferroviários e a polícia quando percebem que estão retirando os trilhos e dormentes. Essa prática delituosa de roubar os dormentes se intensificam ainda mais, com a aproximação das festas juninas. Na oportunidade, o SINDIFERRO adverte a empresa para deixar bem-informados os moradores desses trechos – Alagoinhas-BA a Propiá-SE e Senhor do Bonfim-BA a Juazeiro-BA de que os dormentes são tratados com substâncias cancerígenas quando em contato e respirando, principalmente, quando queimados, podem causar danos irreparáveis a saúde.
Resposta:
Segue as ações que estão sendo realizadas e planejadas para atendimento dos pontos trazidos neste item: Estreitamento com os Órgãos de Segurança Pública; Fiscalizações conjunta com as forças policiais; Plano de fiscalização motorizada – Para trechos não operacionais; Fiscalização motorizada – Trechos não operacionais; Neutralizações e Recuperações de materiais ferroviários.
Trecho apresenta deformação no nivelamento, com dormentarão podre e trilhos com a vida útil ultrapassada. O mato toma conta da linha férrea, um desafio para os trabalhadores operarem.
Resposta:
Trecho teve recente saneamento vegetal (maio) e colocamos uma retroescavadeira própria neste trecho com a função de realizar limpeza de lastro. Tivemos também direcionamento de uma equipe e material para substituição de dormentes neste trecho, mais precisamente no mês de abril.
Finalmente, o SINDIFERRO não descansará enquanto houver ataques contra os ferroviários e as ferrovias símbolos de desenvolvimento e crescimento.
A CATEGORIA DEVE PERMANECER UNIDA PARA ENFRENTAR AS PRÓXIMAS BATALHAS. ATÉ A VITÓRIA!