30 de abril de 1854. Nessa data foi inaugurada a primeira estrada de ferro do Brasil.
O traçado original de 14,5 quilômetros ligava Inhomirim, base da Região Serrana do Rio de Janeiro, à Baía de Guanabara. Após a Proclamação da República, a linha teve seu nome alterado para Estrada de Ferro Central do Brasil.
Junto com a ferrovia, nasceu, também, a categoria ferroviária no país. A partir daí, estabeleceu-se uma parceria entre esse grupo de trabalhadores e o desenvolvimento do Brasil. Foi através da criação de novas estradas de ferro, que nasceram milhares de cidades. Iaçu, Marcionílio Souza, Contendas do Sincorá e Brumado são exemplos desse progresso.
Os transportes de cargas e pessoas sobre trilhos representam uma opção mais barata, segura e sustentável.
É fundamental que as autoridades governamentais e direção das empresas públicas e privadas dessa valorosa categoria comecem a olhar para os trilhos. O Brasil tem que se tornar, de uma vez por todas, um país de ferrovia.
O SINDIFERRO homenageia o profissional ferroviário pela importante colaboração no desenvolvimento do país. AVANTE, FERROVIÁRIO!