Em reunião ordinária nesta quinta-feira (25/09) o Conselho Nacional de Previdência Social – CNPS recomendou que o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS adote providências necessárias para elevar o prazo máximo de pagamento nas operações de empréstimo e de cartão de crédito firmadas com instituição financeira, relativas à oferta de crédito consignado ao aposentado e pensionista do INSS, para o limite de 72 (setenta e dois) meses.
O objetivo dessa recomendação é reduzir mensalmente o valor das parcelas pagas e com uma taxa de juros que é a menor do mercado financeiro. Isso também aumenta um pouco a liquidez dos proventos mensais dos aposentados e pensionistas.
Outro ponto discutido na reunião do CNPS foi com relação à Reabilitação Profissional. Técnicos do Ministério da Previdência Social apresentaram um novo projeto que teve início em janeiro de 2014 e que visa articular ações em saúde do trabalhador e construir uma verdadeira (Re)habilitação profissional envolvendo vários ministérios do governo federal.
O público da reabilitação profissional são os beneficiários incapacitados parcial ou totalmente para o trabalho, as pessoas com deficiência, os aposentados e os dependentes.
Fonte: Cobap