Notícias Notícias em destaque

Rede Sindical de Comunicação Integrada da CUT Bahia abrirá importante espaço de diálogo com a classe trabalhadora no estado

A proposta foi dialogada em reunião, realizada na manhã desta terça-feira (9), momento em que secretários, diretores e  assessores de comunicação das entidades filiadas à Central, tiveram a oportunidade de conhecer o projeto da Rede Sindical de Comunicação Integrada da CUT Bahia. O diretor de comunicação do SINDIFERRO, Guilhermano Silva, esteve presente no encontro.

Na ocasião, o Secretário de Comunicação da Central baiana, Edmilson Barbosa, apresentou a proposta que assume o compromisso de fortalecer e unificar a comunicação dos profissionais que atuam na comunicação sindical no estado com o objetivo de fortalecer as históricas bandeiras de luta da central; em sintonia com a conjuntura política atual e, ao mesmo tempo, propõe devolver a classe trabalhadora o patamar de representatividade e atuação no estado.

O secretário destacou que a  estruturação da Rede Sindical é estratégica para a organização da comunicação da classe trabalhadora e ampliação, e a partir dessa integração das entidades sindicais, permitirá multiplicar e massificar o alcance das ações já realizadas pelos sindicatos cutistas. “É um importante passo na organização da comunicação sindical em nosso estado e que irá permitir com que os sindicatos superem um dos maiores desafios da comunicação que demandam com frequência e intensidade recursos financeiros”, afirma Edmilson Barbosa.

O atual cenário político e econômico no país, mais do que nunca, requer um esforço do movimento sindical para que os trabalhadores estejam informados, engajados e mobilizados sobre os temas que mais interessam à classe trabalhadora e que a grande mídia, certamente, não irá apresentar à sociedade. Temas como a luta contra as privatizações das empresas públicas, reforma administrativa e tributária com taxação dos mais ricos, geração de emprego e renda, testagem e vacinação em massa com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre outros, precisam  sair dos discursos de dentro das estruturas sindicais e chegar  ao povo de forma antecipada, clara e precisa.

“É um importante passo na organização da comunicação sindical em nosso estado e que irá permitir com que os sindicatos superem um dos maiores desafios da comunicação que demandam com frequência e intensidade recursos financeiros” – Edmilson Barbosa.

Dentre as contribuições vindas dos participantes, algumas propostas foram apresentadas, tais como: implantação de Rádio Web, comunicação acessível e inclusiva para pessoas com deficiência, aumento da frequência de atualização das mídias já existentes da Central, fortalecimento da comunicação e retomada do Coletivo Estadual de Comunicação.

Estiveram presentes no encontro representantes de diversas categorias (vigilantes, bancários, pedagogas, agentes de endemias, químicos, previdência, pesquisadores agropecuários, ferroviários, trabalhadores em atividades culturais e recreativas).

Após este importante passo, o planejamento será apresentado ao conjunto dos sindicatos e entidades cutistas na Bahia para que todos confirmem a sua adesão e contribuição efetiva. “O momento exige capacidade de diálogo e execução imediata das ações acordadas no coletivo de Secretários de Comunicação estadual e demais profissionais de comunicação que participaram do encontro. A Comunicação sindical tem um papel fundamental na atualidade. Vamos nos organizar de forma antecipada para servir de instrumento de utilidade pública, organização e mobilização da classe trabalhadora baiana”, finalizou Edmilson Barbosa.

Para conhecer mais sobre o projeto é necessário entrar em contato com a Secretaria de Comunicação da CUT Bahia através do e-mail : secom.cutbahia@gmail.com