Sindicatos debatem propostas para fortalecimento da Federação dos Ferroviários da CUT, em Salvador-BA

A Plenária Estatutária e Reunião do Conselho de Representantes da FITF, realizadas no dia 14 de novembro, no Hotel Vila Velha, em Salvador-BA, reservaram um espaço importante para discussão e planejamento da Federação dos Ferroviários da CUT.

Esse foi mais um importante passo da FITF/CNTT/CUT, uma instituição legitimada há 2 anos, e que a cada dia se torna mais sólida e pujante.

Realizada na parte da manhã, a Plenária Estatutária foi abrilhantada pelas presenças de Jacy Afonso (ex-dirigente da CUT e atual membro da Federação dos Bancários) e Leandro Horie (assessor técnico da subseção Dieese-CUT). Completaram a mesa, o Presidente da FITF/CNTT/CUT, Jerônimo Miranda Netto e o Secretário Geral, Paulino Moura.

Jacy Afonso abriu o encontro fazendo uma análise das Conjunturas Nacional e Internacional no país.  Um dos grandes expoentes na criação da Federação dos Bancários, Jacy pôde passar um pouco de sua experiência para os companheiros presentes: “A Federação é uma possibilidade de potencializar os Sindicatos. É importante caminharem juntos. Uma informação discutida na Bahia, não pode ter divisão. Terá que ser a mesma em Pernambuco, Santa Catarina, Maranhão, Rio de Janeiro, entre outros. É muito interessante gerar um sentimento de pertencimento aos trabalhadores das empresas. Eles têm que entender que são Ferroviários. Isso vai gerar o empoderamento da categoria”, disse.

Leandro Horie defendeu a filiação da FITF/CNTT/CUT com o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), no sentido de dar assistência técnica econômica: “Importante fazer um levantamento de dados para ajudar nas campanhas. O órgão se sente interessado nessa relação, pois defendemos investimentos nos modais ferroviário e metroviário”.

Pela tarde, o Conselho de representantes se reuniu para discutir e votar diversos itens pertinentes à categoria. Entre os principais, a aprovação do Balanço Financeiro e patrimonial da Diretoria, Previsão Orçamentária para o Exercício 2016, Filiação da FITF/CNTT/CUT com o DIEESE, Visita aos Metroviários de Recife, no intuito de fortalecer a eleição da Chapa Cutista e a realização do Seminário da FITF, na 1º quinzena de dezembro de 2015, em Brasília-DF.

Participaram do encontro os Sindicatos Ferroviários da Bahia e Sergipe, Tubarão-SC, Central do Brasil-RJ, Bauru-SP, Conselheiro Lafaiete-MG, Piauí, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Nordeste-PE, Paraíba, Maranhão e Alagoas.